O que é madrepérola? Conheça mais sobre essa pedra
Acessórios

O que é madrepérola? Conheça mais sobre essa pedra

Apesar de existirem milhares de pedras preciosas em diversas jazidas ao redor do mundo, o homem foi buscar maiores belezas no fundo do mar. As famosas pérolas são originadas dentro de conchas, nas áreas mais remotas dos oceanos.

Mas além das pérolas, temos uma outra fonte de beleza natural vinda das conchas: a madrepérola. Elas são lindas, cintilantes e transformam qualquer acessório em uma verdadeira joia.

Hoje nós vamos apresentar tudo que você precisa saber sobre essa maravilhosa pedra do mar. Acompanhe!

Como nasce uma madrepérola?

A madrepérola é uma substância calcária a base de nácar que reveste a parte interna de uma concha. 

Seu processo de obtenção é bem interessante: quando um corpo estranho tenta invadir o interior de uma concha, seu organismo começa a produzir a madrepérola para envolver o intruso e proteger o molusco.

Assim, quanto mais uma concha passar por traumas e ataques, mais madrepérolas produzirá.

Esse é o mesmo processo para a formação da pérola, quando o nácar envolve o invasor por completo, formando uma esfera perfeita ao seu redor.

Existem tipos de madrepérola?

Quando falamos sobre madrepérolas, não as categorizamos por variedade, pois elas são, basicamente, compostas pelo mesmo material. O que influencia a cor, o formato e o tamanho dessas pedras é o tipo de ostra que a produz e a região do planeta onde foi encontrada. Lembrando que elas podem ser encontradas tanto em conchas de água doce como nas águas dos mares.

Sua coloração é esbranquiçada e com efeito brilhante. Como essa pedra tem a capacidade de refletir a luz, pode apresentar diferentes cores e tonalidades, dependendo de como é exposta.

Como a madrepérola pode ser usada?

Essa linda pedra geralmente é usada para embelezar objetos e ambientes, passando uma imagem de elegância e requinte em peças de decoração, acessórios e, principalmente, joias e semijoias.

Os brincos, pulseiras, anéis e gargantilhas que recebem essa pedra tornam-se verdadeiras joias. Quem a carrega, geralmente gosta de atribuir significados como os de proteção, amor e a sensação de relaxamento que o mar proporciona.

Como combinar acessórios de madrepérola?

É muito comum encontrarmos a madrepérola em acessórios, principalmente naqueles inspirados em artigos religiosos por causa de sua aparência que traz paz, tranquilidade e remete a uma imagem angelical.

Apesar de ter uma proposta mais clean, essa peça tende a ser o destaque do look. Por isso, a primeira dica é deixar que seu acessório de madrepérola seja o destaque do visual, principalmente se forem brincos ou anéis. Opte por roupas neutras ou faça um visual total white.

A segunda dica é usá-la em uma festa formal, no lugar de peças brilhantes. Se você precisa ir elegante a um evento, mas não gosta de muito brilho, a madrepérola vai garantir elegância e sofisticação.

Criar um visual mais clássico é a nossa terceira dica. Assim como as pérolas, as madrepérolas têm um ar de tradição que combina muito com roupas românticas, como camisas vitorianas e vestidos rodados.

E você, já conhecia a madrepérola? Temos certeza que se apaixonou por ela, afinal, essa pedra simples, mas poderosa, garante a beleza e a leveza de qualquer look, fazendo com que seu estilo fique único e fuja do comum.

Se você se interessou pelo universo das pedras do mar e quer presentear alguém, veja as nossas dicas sobre como escolher joias de pérolas!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

Deixar comentário.

Share This