Eu quero te fazer um desafio: Você consegue diferenciar uma joia de uma semijoia apenas olhando pra ela? Seja um anel solitário, brinco de ponto de luz ou até aquele cordão fininho e delicado.
Bom, eu consigo apostar que não.
A cada dia que passa empresas que fabricam semijoias estão se aperfeiçoando e criando métodos de produção com melhores acabamentos. Por isso, é comum ver tantos produtos bem semelhantes a joias e muito finos.
Mas, tem um tipo de produto que sempre me chama muito a atenção. Provavelmente ele é um dos que mais te confundiria na hora de identificar se é uma joia ou semijoia. Claro que eu estou falando dos anéis solitários.
O que é um anel solitário?
Você já viu um pedido de casamento? Lembra noivo se ajoelhando e abrindo uma caixinha com um anel lindo lá dentro.
Pois esse anel que você viu é exatamente um solitário.
Este é um modelo de anel que normalmente tem um um aro mais fino e uma pedra de muito brilho na parte superior.
Nas altas joalherias esses anéis geralmente possuem um diamante como pedra solitária. No caso das semijoias, este diamante é substituído por uma zirconia.
Eu já até falei aqui no blog sobre como a zirconia é feita e as diferenças entre as pedras.
Porém, não se deixe enganar: Muitas empresas estão utilizando zirconias no lugar do diamante. E eu estou falando de joalherias famosas.
Como você bem deve saber, o diamante é uma pedra extremamente cara. Graças a evolução tecnológica, laboratórios conseguiram criar a zirconia que é uma pedra muito similar, porém, com um custo infinitamente inferior.
Então este custo é atrativo para as joalherias que para ter custos menores, vendem os anéis com zirconias, deixando as joias ainda mais próximas das semijoias.
Quando usar um anel solitário?
O anel solitário é muito versátil. Por ser uma pedra no cristal (em quase todos os casos), ele combina facilmente com qualquer roupa e é delicado o suficiente para aceitar outras composições.
Fica fácil dizer que ele é uma semijoia para usar todos os dias.
Você pode ir trabalhar com o seu anel solitário, sair, ir para uma festa e até mesmo usar com um look casual, daqueles de ficar em casa, sabe!
Além disto, o anel solitário combina com outros anéis e dá a possibilidade de você criar vários mixes.
Uma vez que você começar a misturar os anéis com o seu solitário, eu te garanto que vai ser um vício difícil de largar.
Quais as diferenças entre os anéis solitários?
Quando falamos em anel solitário temos um modelo que geralmente vem a nossa mente. Porém, existem variações quando falamos de anéis solitários.
É possível encontrarmos no mercado um aro liso com apenas uma pedra na parte superior, como a foto abaixo mostra:
Também é comum encontrarmos modelos com microzirconias no aro e um solitário no meio delas:
Mas, nem todos os anéis são extremamente delicados. É comum encontrarmos também os aros um pouco mais largos o que dá a aparência de um anel ainda mais fortalecido e chique:
Agora, conta pra mim: Você gosta de anéis solitários? Já tem o seu?
Deixa aqui nos comentários.
Amo solitários, tinha alguns, tô sem nenhum rsrsrrs. Gosto dos seus posts, estou estudando e pesquisando essa área de semi jóias.