Black Friday ou Black Fraude?
Se você está no Brasil, com certeza já ouviu falar bastante nestes dois termos.
Faz alguns anos que o Brasil decidiu entrar de vez na moda estadunidense de oferecer grandes descontos durante uma sexta feira específica do mês de novembro.
Hoje, o brasileiro ama a data e fica esperando com bastante ansiedade para o grande dia. Porém, nem sempre foi assim.
A Chegada no Brasil
O surgimento da Black Friday ocorreu nos Estados Unidos. Lá, eles fazem o dia de promoção sempre na sexta feira após o dia de Ação de Graças.
Já no Brasil, a primeira edição aconteceu em 2011 quando um portal chamado Busca Descontos incentivou e divulgou vários descontos. Mas, os primeiros anos não foram simples.
As empresas participantes acabaram denigrindo a imagem da data. No lugar de dar descontos de verdade, elas subiam o preço dos produtos próximo a data para poderem dar a falsa impressão de que tinham cortado o valor na sexta feira.
Mas o consumidor não é bobo e percebeu na hora o que elas estavam fazendo. Aquela era uma das primeiras vezes que a internet mostrava o seu poderio de tornar viral uma reclamação de usuários e insatisfação com uma empresa.
Por isso, o termo black fraude se popularizou com velocidade no nosso país.
Com o passar dos anos, agências reguladores que fiscalizavam as empresas e sites que permitem ao consumidor acompanhar a evolução dos preços dos produtos ajudaram o consumidor a reconquistar a confiança na data.
E de fato é possível achar vários descontos excelentes nos dias de hoje!
Quem participa da Black Friday?
Anteriormente só grandes empresas que tinham lojas online participavam das promoções. Era uma versão quase exclusiva de Black Friday.
Porém, esse tempo ficou pra trás. Rapidamente outros sites começaram a aplicar a estratégia e aí não demorou para que a data saísse do mundo online e atingisse todos os mercados.
É comum você andar no shopping na semana da Black Friday e ver propagandas de descontos. Até no centro das cidades, as lojas costumam se adaptar e chamar a atenção de possíveis clientes.
Aí está o segredo deste texto: Durante a Black Friday as empresas disputam de forma acirrada a atenção do consumidor. Todo mundo tem ofertas irresistíveis guardadas na manga para convencer o cliente que os seus descontos são os melhores.
Nesta briga por atenção, você acha que vai ter alguma chance de vender bem em novembro se você não entrar no jogo da Black Friday?
Black Friday para Revendedoras
Não tem como correr: Para fazer uma black friday você vai ter que oferecer descontos.
Mas, eu quero te convidar a pensar descontos de uma maneira um pouco diferente.
Normalmente as pessoas tendem a ouvir a palavra desconto e já se zangarem (pelo menos quem está vendendo, já que os compradores amam). O motivo é bem simples: descontos representam uma margem de lucro menor e, por consequência, faturamento e ganhos reduzidos.
É compreensível pensar assim estes pontos não estão totalmente errados.
Mas, o que realmente muda o jogo é quando você começa a entender os descontos como geradores de algumas outras vantagens. Dá só uma olhada nelas:
- Ao dar desconto, você consegue deixar seus clientes satisfeitos. Afinal, qual o ser humano que não gosta de descontos?
- Se você divulgar bem seus descontos pode atrair clientes novos que no futuro vão te comprar mais vezes pelo preço normal dos produtos.
- O cliente vem até você por conta do desconto e pode acabar comprando junto outros produtos que estão no preço normal.
E estes são só alguns dos pontos que provam que dar desconto não é necessariamente perder dinheiro. Tente sempre encará-los como uma forma de conquistar novos clientes e fidelizar os que já estão com você.
Uma vez que você aceitou a importância do desconto nesta data, vamos para a parte da estratégia que você pode adotar.
Estratégia 01 – WhatsApp
Se tem uma ferramenta de vendas que ganhou força e que, com certeza, todos os seus clientes estão ligados nela o tempo todo é o WhatsApp.
Na sua revenda você provavelmente já deve usá-lo para se comunicar com seus clientes, mandar fotos e agendar visitas.
Quando vamos falar de Black Friday, o uso do WhatsApp vai ser um pouco alterado.
A estratégia consiste em convidar os seus clientes para participarem de um grupo de WhatsApp.
Neste grupo, você vai passar dois dias preparando os clientes para uma grande oferta, vai divulgar para eles o valor da oferta e no último dia liberar a compra.
Quando você cria este processo, você vai ativar vários gatilhos mentais na mente do seu cliente. Uma vez que ele se sente curioso, ansioso, com vontade de comprar e enxerga que aquela é uma oportunidade única e urgente, a ação de compra vem com facilidade.
Se você tem interesse em aprender o passo a passo da estratégia de Black Friday, o Gustavo, um dos diretores da DAMA Semijoias criou um minicurso chamado Recordista de Vendas.
Este minicurso te ensina a vender muito em novembro e dezembro. Se tiver interesse, basta clicar aqui.
Estratégia 02 – Lista VIP
Uma outra forma de vender bastante na Black Friday ainda usando de gatilhos mentais com seus clientes é através da criação de uma lista VIP.
Você vai divulgar um tempo antes da data oficial da Black Friday que está criando uma lista com os melhores clientes.
Para esta lista, você irá divulgar as promoções em primeira mão, dar brindes, oferecer descontos exclusivos e outros benefícios que você pode criar de acordo com o seu negócio.
Envie um convite e faça uma ótima divulgação para que as pessoas entrem na sua lista VIP.
Uma vez lá, elas se sentirão especiais e motivadas a tomar uma ação de compra com mais velocidade.
Estratégia 03 – Evento Físico
Se você revende produtos em um espaço físico (uma loja, ou showroom ou um espaço na sua casa, por exemplo), existe uma estratégia boa para gerar um pico de vendas no seu negócio.
Ainda nas ideias que falamos acima, as vendas vem quando o seu cliente sente que tem uma oportunidade única e precisa agir com urgência devido a limitação dela. Por isso, no caso de um evento físico, precisamos adaptar esta urgência e exclusividade para gerar demanda.
Primeiramente, marque um dia para fazer um evento, coquetel, café da manhã, lanche da tarde, ou o que preferir.
Então, divulgue para seus clientes este evento tomando cuidado para deixá-lo com vagas limitadas e mostrando que quem participar vai ter muitas vantagens e descontos.
Quando você coloca as pessoas em grupo, existe algo chamado de Efeito Manada. Isso é, se uma pessoa começa a fazer algo o grupo tende a seguir.
Fazer um evento no dia da Black Friday é excelente para reunir seus clientes e incentivá-los a comprar em um espaço limitado e curto de tempo.
Como você pode ver, existem várias estratégias possíveis de se aplicar durante a Black Friday mesmo para quem tem uma revenda de produtos.
E a melhor parte, você não precisa de muito conhecimento, recursos ou fazer nada grandioso. Tudo que você precisa fazer é chamar a atenção do cliente e se destacar.
O Minicurso Recordista de Vendas pode te ensinar também a fazer todas as estratégias que falamos aqui e ainda te ensinar a vender bem durante o mês de dezembro.
Você vai fazer uma Black Friday na sua revenda? Já teve alguma experiência boa oferecendo descontos aos seus clientes? Conta pra gente nos comentários!