A revenda de produtos é uma atividade tradicional, mas que continua promissora, sendo uma ótima forma de complementar a renda ou até mesmo de se começar um pequeno negócio do zero, garantindo lucro e crescimento profissional. Porém, para que isso aconteça, é importante estar atento a alguns pontos mercadológicos.
Um desses pontos é definir corretamente o preço dos produtos para que se tenha rentabilidade e lucratividade no final do mês, sem comprometer seu negócio e sua renda pessoal.
Esse é um erro muito comum, principalmente entre iniciantes. Por isso, nós vamos dar algumas dicas que vão te ajudar a definir preço para revenda dos seus produtos — assim, você vai ver como é importante dar atenção a esses detalhes. Acompanhe!
Pesquise os preços da concorrência
O primeiro passo que você deve seguir antes de decidir o valor dos seus produtos é fazer uma pesquisa de preço entre seus concorrentes. É necessário identificar quem realmente pode competir com você, em termos de qualidade, variedade e preço. Isso faz com que você defina valores reais que agradarão seus clientes.
Para fazer essa pesquisa, você pode buscar na internet — no Instagram ou grupos do Facebook, por exemplo — por pessoas que trabalhem com revenda online, observando os preços que elas praticam. Você deve levar em consideração a matéria-prima usada para confeccionar os acessórios, sua variedade ou se estão de acordo com as tendências mais procuradas.
Não se esqueça de levar em consideração os valores agregados, como a garantia de troca no caso de haver algum problema com as peças, assim como embalagens para presente, caixas que acompanhem a semijoia ou qualquer outro detalhe que se reverta em um custo para você.
Analise o poder de compra do público-alvo
Um dos pontos mais importantes dentro de qualquer negócio é conhecer bem seu público-alvo, suas preferências, seu comportamento de compra, assim como seu poder aquisitivo na hora de adquirir um produto. Por isso, tenha em mente o que você vai vender e para quem vai vender.
Essa questão é crucial e define se o seu estoque ficará encalhado na gaveta. Você pode começar fazendo um levantamento do perfil das pessoas que são seus potenciais clientes: amigas, colegas de trabalho, familiares ou desconhecidos na internet. Trace o perfil da maioria, incluindo seu poder de compra, e aplique aos seus produtos.
Analise seus custos fixos e variáveis
Ao iniciar um negócio, você terá custos variáveis e fixos. Os custos variáveis dependem da quantidade de vendas que você realiza. Ou seja, quanto mais você revende, mais custos com reposição de estoque você terá, assim como os valores que terá com locomoção até os fornecedores, embalagens e assim por diante.
Já os custos fixos são aqueles que permanecem os mesmos, independentemente do seu volume de vendas, como uma taxa que você tenha que pagar para manter um site ou blog que divulga seus produtos no ar — assim como o salário que você espera retirar ao final do mês.
Ao somar todos esses custos, você tem uma noção dos seus gastos por mês, o que é uma prévia de quantas vendas você precisa realizar para não ficar no vermelho. Não se esqueça de levar cada ponto em consideração ao definir preço para revenda, como as taxas com máquina de cartão, que não podem ser cobradas do cliente!
Determine uma margem de lucro
Sua margem de lucro é o valor que resta de uma venda depois que você arca com todos os seus custos. Por isso, antes de definir o preço de cada semijoia, você deve estabelecer um número mínimo que pretende alcançar ao fim do mês.
Não se deixe levar olhando apenas para seu faturamento total. Analisar esses dados te ajuda a manter a saúde financeira do seu negócio. Além disso, você estabelece metas de venda para alcançar sua margem de lucro mínima.
Analise seus diferenciais
Quem quer se diferenciar no mercado precisa agregar valor ao seu serviço, e no ramo da revenda não é diferente. Porém, esses diferenciais também contam na hora de definir o preço dos seus produtos e sua margem de lucro pode crescer muito de acordo com sua criatividade.
Se mantenha informada sobre moda, tendências, beleza, cores, formas e estilos. Além disso, você pode fazer cursos de vendas, que ajudam a aperfeiçoar técnicas e oferecer produtos de maneira diferenciada da concorrência. Assim, você pode até agregar outros produtos ao seu catálogo e atrair ainda mais a atenção da clientela.
Por isso, é importante investir em especialização e informação, dando dicas para seus clientes de forma personalizada. Você se torna uma consultora de beleza e atrai mais clientes para seu negócio, podendo cobrar um pouco mais caro pelo seu serviço.
Defina margens de descontos e promoções
As datas comemorativas são oportunidades perfeitas para atrair mais clientes através de promoções e descontos. Mas é importante não aplicar essa tática aleatoriamente, antes de calcular o impacto que pode acontecer na sua margem de lucro.
Uma dica é prever os possíveis descontos que você pode oferecer a seus clientes antes de definir o preço final. Você pode usar isso como uma estratégia de vendas, cobrando um valor mais alto em uma semijoia e oferecendo um desconto caso haja a compra casada de algum outro acessório.
A promoção deve ter um objetivo definido, como aumentar o número de vendas para queimar estoque, atrair novos clientes ou manter os antigos. Ela também serve como estímulo para induzir a compra de mais produtos em épocas em que as pessoas já estão mais dispostas a gastar, como nas festas de fim de ano.
Viu como é importante dedicar um tempo ao definir preço para revenda de seus produtos? É muito comum ver revendedoras que apenas aplicam um lucro de 100% sob cada semijoia e acabam sacrificando o negócio, pois não têm recursos suficientes para cobrir alguns gastos inesperados no final do mês.
Temos certeza que, com nossas dicas, você vai organizar suas finanças e terá muito sucesso no mercado de revenda! Você tem alguma dica sobre esse tema? Deixe um comentário nos contando tudo!
Com certeza saber colocar preço nos Folheados e Semi Joias fazem toda diferença para o sucesso das vendas.