O cenário atual do mercado econômico brasileiro é instável. Assim, os vendedores mais atentos têm buscado melhores técnicas de vendas para garantir a evolução de seus negócios. Afinal, quem não quer prosperar profissionalmente, não é mesmo?
Mas as estatísticas apresentaram melhora e o Índice de Consumo das Famílias aumentou quase 10%, comparado os meses de janeiro de 2017 e 2018, conforme Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo. Isso significa que as pessoas estão voltando a comprar. Consequentemente, quem souber atrair esses clientes, terá um retorno positivo.
Se você quer saber como aproveitar esse período para qualificar suas vendas, confira, agora, como progredir com técnicas imbatíveis!
A importância de ser uma vendedora atualizada
Ser vendedora ou revendedora de um produto é muito fácil e atraente. Porém, fazer isso com qualidade, não é para qualquer um. É necessário muito interesse em aprender a conquistar os seus clientes, além de estar constantemente atualizada sobre o que lhes interessa, no momento, quando e como preferem comprar.
É comum as pessoas pensarem que basta escolher um fornecedor e partir para a oferta dos produtos aos consumidores. E, é em meio a esses desavisados, que uma boa vendedora se destaca. A aplicação das técnicas de vendas faz com que ela não seja mais uma no mercado, mas sim, aquela pessoa de quem todos querem comprar.
Por que usar técnicas de vendas?
Apesar de serem encantadoras, não há nada mágico envolvido nas técnicas de vendas, não! Apenas raciocínio lógico e percepção dos indivíduos. Elas não passam de métodos desenvolvidos a partir de como a sociedade pensa e se relaciona, para serem aplicados no momento de transações comerciais.
Ao longo dos anos, com a evolução do comércio e dos negócios, surgiu o interesse em observar como os consumidores gostavam de ser tratados e o que os vendedores faziam que mais incomodavam sua clientela. A partir disso, descobriu-se formas de fazer o cliente tornar-se fiel, qualificando o atendimento.
Mas, então, quais são os seus reais benefícios a quem está vendendo? A principal vantagem dessas técnicas é que elas são um diferencial frente à concorrência. O vendedor que aplica técnicas tem um perfil muito mais profissional que os demais e isso pode ser percebido pelo público. Logo, esse comerciante torna-se referência, atraindo cada vez mais clientes.
As 5 melhores técnicas de vendas
Há diversas técnicas aplicadas, ao longo dos anos, para captar e fidelizar clientes. Porém, muitas se tornam ultrapassadas com a rapidez com que o mundo se atualiza. No entanto, outras tantas são criadas ou aprimoradas, para atender os vendedores mais atentos e interessados na venda qualificada. Algumas são tão eficazes que se tornam referência.
1. Conheça seu público
É muito importante conhecer bem suas consumidoras. Mais do que nomes e fisionomias, preste atenção em como cada uma gosta de se vestir, descubra suas rotinas, seus interesses e hobbys. Isso é fundamental para poder oferecer sempre o melhor produto para elas. Pois, nem sempre aquele produto novo muito discreto, vai combinar com as mulheres mais ousadas, ou o inverso.
2. Desenvolva um vínculo com suas clientes
Para saber o perfil das suas clientes, é necessário criar um vínculo com elas. E isso não se dá de uma hora para a outra, dependendo de muito tempo dedicado a conversar e, principalmente, a ouvir o que as consumidoras têm a dizer. Uma dica para desenvolver essa técnica é adicioná-las nas redes sociais, interagindo eventualmente.
3. Pense nos possíveis impedimentos para a venda
Durante a negociação, é possível que a cliente encontre impedimentos para não finalizar a compra. Para que isso não atrapalhe efetivamente a venda, uma boa vendedora deve se antever e ter em mente os questionamentos que ela pode fazer. Assim, também pensará em boas respostas, verdadeiras e consistentes, para convencê-la a comprar.
4. Tenha uma postura positiva
Outro ponto importante é a postura da profissional. Seja sempre simpática e educada, com todas as consumidoras. Mas não basta que isso seja verbalmente, utilize, ainda, a linguagem corporal de uma forma positiva. Sorria e acene com a cabeça, enquanto estiver ouvindo a cliente. Já ao falar, respire devagar e não gesticule exageradamente. Além disso, utilize seus produtos, mostrando que confia na qualidade deles.
5. Não minimize a importância do pós-venda
Para conquistar a consumidora, ao ponto de ela se tornar fiel, é preciso continuar aplicando técnicas após a venda. Não seja insistente, obviamente, mas faça com que a cliente se lembre de você. Isso pode ocorrer com a entrega de um brinde junto ao produto, com uma mensagem perguntando se ela ficou satisfeita com a compra ou por meio de um elogio nas redes sociais.
Todas essas técnicas, quando aplicadas em conjunto, tem um efeito positivo nas suas vendas. No entanto, o mais importante, na hora de coloca-las em prática, é que a vendedora tenha fornecedores de qualidade, conhecimento sobre os produtos e confiança no seu próprio potencial.
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Muito interessante essas informações!
Que bom que gostou! Nós queremos sempre ajudar!