Como ser uma empreendedora? Conheça 4 exemplos de sucesso!
Empreendedora DAMA

Como ser uma empreendedora? Conheça 4 exemplos de sucesso!

Como ser uma empreendedora

O mercado se atualiza e as profissionais precisam se reinventar a todo momento. O destaque atual é empreender, mas a dúvida fica: como ser uma empreendedora de sucesso? Sabemos que não é simples, pois há diversos desafios a serem enfrentados, principalmente às mulheres. Preconceito, organização do tempo e foco são alguns deles.

No entanto, o empreendedorismo está longe de ser impossível. Ele não exige nada que você, suas amigas ou familiares não possam conquistar. Basta ter certeza do que quer e buscar a realização. Algumas mulheres fizeram isso e se deram muito bem. Elas conseguiram conquistar objetivos, inovaram e foram além, formando franquias, cada vez mais, em expansão.

Mas quem são elas? Como conseguiram chegar a patamares tão altos e serem tão plenas profissionalmente? Para esclarecer todas essas questões, reunimos 4 exemplos de empreendedoras incríveis nesse post!

Luiza Helena Trajano

Luiza Helena Trajano Empreendedora

Nascida no interior de São Paulo, na cidade de Franca, Luiza Helena Trajano é uma mulher muito simples e descontraída. Sua vida de negócios é baseada na inspiração de outras duas grandiosas mulheres: a mãe e a tia. Enquanto a mãe lhe deu o suporte emocional para acreditar em si mesma, a tia lhe transmitiu o amor pelas vendas e a veia empreendedora.

Mas o maior legado que a gestora herdou da família foi a loja que os tios fundaram e que transformou sua vida: o Magazine Luiza. A empresa cresceu mais de 500%, em 2016 e em 2017, segundo o InfoMoney, que, inclusive, a coloca como uma das 13 ações para investir em fevereiro de 2018.

Um dos principais conselhos que a empreendedora costuma dar é relacionado à gestão financeira. Ela ensina que é preciso pensar como rico, porém agir conforme o seu próprio bolso. E é assim que Luiza leva sua empresa, que é muito familiar, porém foca em ser profissional.

Ana Luisa Correard

Ana Luisa Correard Empreendedora

De uma mulher de 28 anos com uma inquietação, nasceu a ideia. Foi assim que Ana Luisa Correard criou a M’ana – Mulher Conserta pra Mulher. Cansada de temer a presença de homens desconhecidos realizando reparos em sua casa e fazendo comentários abusivos, ela decidiu começar a trabalhar no ramo.

Sem investimentos, Ana Luisa pegou os materiais que tinha em casa e começou a oferecer manutenção residencial para outras mulheres que sofriam das mesmas preocupações. Atualmente, o M’ana conta com outra sócia, a arquiteta Katherine Pavloski, que viu a divulgação na internet e se interessou pelo projeto.

Elas já realizaram mais de 1.500 atendimentos em São Paulo e, com o site ativo, pretendem ampliar a abrangência. Apesar de o preconceito por serem mulheres ainda existir, tanto entre vendedores de materiais, quanto entre os maridos das clientes, elas não desanimam. A relação que as mulheres do M’ana criam com as clientes são a chave para levar o negócio adiante.

Adelina e Sônia Hess

Adelina e Sônia Hess Empreendedoras

Em meio a quinze irmãos, Sônia Hess foi quem herdou o espírito empreendedor da mãe e impulsionou o legado dos pais: a Dudalina. A marca de camisas surgiu em uma cidadezinha de Santa Catarina, chamada Luis Alves, quando a dona Adelina decidiu utilizar uma remessa de tecidos que o marido comprou a mais, para fazer camisas. A partir dali, nascia a marca.

Sônia assumiu a presidência da empresa em um momento complicado, após prejuízos e em meio a desentendimentos entre os irmãos. Mas vencendo a dor da perda da mãe, em 2008, ela começou a dar a volta por cima, organizou o negócio e triplicou o faturamento. Após lançar a linha de camisas femininas, decidiu vender a marca a uma empresa americana, porém continuando a ser acionista e presidente.

Atualmente, Sônia deixou os cargos na Dudalina e foca seus esforços no terceiro setor. A empreendedora, além de aproveitar a família, colhe o reconhecimento fruto de sua visão inovadora, enquanto gestora da marca.

Alzira Ramos

Alzira Ramos Empreendedora

Nunca é tarde para empreender e, muito menos, para fazer sucesso. E um dos melhores exemplos disso é a dona Alzira Ramos. Ou melhor, a Vó Alzira. Com uma loja denominada fábrica de bolos que se espalhou pelo Brasil, essa senhora de 60 anos, conseguiu realizar um sonho.

Mas não foi fácil começar. Alzira sofria com o falecimento de sua mãe, enquanto as dívidas aumentavam a cada dia. Apenas com a lojinha do marido, de produtos para pipoqueiros, não era possível manter as contas. Foi quando um amigo do casal propôs que ela fizesse um bolo para vender na loja dele e o resultado impressionou. As encomendas só aumentaram.

A empreitada de Alzira rendeu mais de 200 lojas e 20 sabores de bolos. Agora, ela pensa em expandir o negócio para o exterior e descansar. Afinal, tantos anos de trabalho e o espírito empreendedor já lhe renderam a possibilidade de cuidar de si.

São histórias lindas e inspiradoras, não é mesmo? O mais interessante é perceber que todas tiveram dificuldades e conseguiram empreender. Ou seja, é possível! Focar nas oportunidades que surgem com os problemas é o ensinamento que essas grandes mulheres transmitem a todos.

Se motivou com esses exemplos e quer mais detalhes sobre como ser uma empreendedora com um orçamento pequeno? Não deixe de baixar o nosso e-book e aproveitar todas as dicas para alcançar o sucesso!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

2 comentários

Deixar comentário.

Share This