Ele tem muitos nomes, mas todos representam o mesmo amuleto: uma mão com dedos simétricos e com um olho e outros elementos na sua palma. Popularmente conhecido por Mão de Fátima, Chamsa ou Hamsá, este símbolo de origem islâmica já percorreu diferentes religiões e culturas, tornando-se hoje uma referência para o universo da moda.
No entanto, além de representar diferentes ideologias, o Hamsá é atualmente usado por pessoas que desejam se proteger contra o mau-olhado e energias negativas, por isso, é muito comum encontramos vestuários, joias, acessórios e até tatuagens com este símbolo, principalmente no Brasil, um país de grande diversidade de crenças e estilos.
Como o Hamsá é usado para afastar as energias negativas?
Em árabe, Hamsá ou Chamsa significa “cinco”, referindo-se justamente aos dedos simétricos do amuleto. Segundo sua origem, este símbolo representa os cinco pilares do islamismo: fé, oração, caridade, jejum e peregrinação, mas, ainda assim, também marcou presença em outras doutrinas, como judaísmo e budismo.
Também chamado de Mão de Fátima, nome de uma filha do profeta Maomé, o Hamsá pode ser encontrado em diferentes versões e modelos, o que pode variar de acordo com cada tradição.
Assim como qualquer superstição, acredita-se que o Hamsá também é um poderoso escudo contra acidentes, inveja, entre outros tipos de influências negativas, sendo utilizado principalmente sobre o pescoço, em cima de portas ou dentro do próprio carro, por exemplo.
Isso mostra que, além de proteção, este amuleto pode trazer felicidade, fortuna, sorte e até mesmo fertilidade, independentemente das crenças de cada religião.
Quais joias possuem este símbolo e como usá-las?
Além de objetos de decoração, tatuagens e vestuários, o Hamsá também pode ser encontrado em diversas joias, mostrando como a moda se apropriou desta nova tendência, tornando-a não somente amuleto de proteção, mas uma referência.
Normalmente, são as joias que mais replicam este símbolo, atraindo diferentes perfis de clientes que acreditam no poder do amuleto. E, para que você também escolha as melhores peças para comprar ou revender, selecionamos algumas dicas para te ajudar! Confira!
Pingentes para colares e pulseiras
Sem dúvidas, os pingentes para colares em forma de Hamsá são os acessórios mais utilizados. Por estarem sempre posicionados no pescoço, o amuleto poderá agir com mais intensidade, protegendo o indivíduo contra energias negativas e olho gordo.
Já nos braços, os pingentes de Mão de Fátima tornam qualquer pulseira incrível. Existe ainda a possibilidade de combinar com outros símbolos e ainda acrescentar toques pessoais ao visual.
Anéis
Seja para homens ou mulheres, os anéis de Hamsá são muito procurados em lojas e por revendedores. Apesar de ser um símbolo místico, este amuleto já conquistou a atenção de diferentes pessoas.
Brincos
De uma maneira mais estilosa, o Hamsá também marca presença em diversas orelhas por aí. Além do seu tradicional formato, os brincos oferecem personalizações diversas, como pedrarias, penas, strass etc.
Gostou de conhecer um pouco mais sobre as origens e tendências do Hamsá ou Mão de Fátima? Então compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude seus amigos com nossas dicas!