Trabalhar de forma autônoma, sem ter horários pré-determinados, escritório e chefes que estão te cobrando algo toda hora pode ser ruim para quem não consegue ter organização, seja ela financeira ou não.
Ser revendedora e ter as finanças bem organizadas é uma tarefa difícil e que requer bastante cuidado e atenção.
Manter o controle da receita e dos gastos com seu trabalho é uma forma de otimizar o seu tempo para que você se dedique 100% ao seu trabalho e evite estresses.
Mas como é possível manter as finanças organizadas trabalhando sem um salário fixo e dependendo das vendas?
Preparamos algumas dicas para você, revendedora, organizar suas finanças e ter controle sobre o seu dinheiro.
Confira:
#1 Faça uma planilha de receitas e gastos
Monte uma planilha organizada com tudo que entrará e tudo que sairá. Faça um levantamento sobre a previsão de recebimentos com as vendas. Coloque os seus gastos com gasolina ou transporte, almoço e gastos que serão utilizados para o seu trabalho.
Dessa maneira, você terá controle sobre as suas receitas e saberá exatamente quanto ganha e quanto custa trabalhar.
Assim, você poderá se organizar e otimizar o seu trabalho.
#2 Separe o pessoal do profissional
Trabalhar de forma autônoma requer um cuidado especial para não confundir o profissional com o pessoal.
As finanças podem ser um problema se misturadas com o pessoal.
Tenha uma conta e um cartão exclusivos para o trabalho para não perder o controle sobre a entrada e a saída do dinheiro.
#3 Tenha capital de giro
É importante ter capital de giro, que é o dinheiro que mantém o seu negócio funcionando. O capital de giro é um montante de dinheiro que faz o seu negócio continuar rodando e vai te permitir não ficar sem recursos e acabar misturando as finanças.
É importante ter esse capital de giro como prioridade na hora de começar a revender.
O capital de giro é um dos pontos mais importantes do seu planejamento para ser uma empreendedora.
#4 Tenha um Fundo de Emergência
É importante deixar guardado um dinheiro para emergências. Não conseguimos prever o futuro e trabalhar na área de vendas é um pouco imprevisível e, essa imprevisibilidade, pode trazer alguns problemas se você não estiver preparada.
Tenha esse fundo de emergência para garantir seu trabalho com segurança.
#5 Utilize aplicativos financeiros
Aplicativos financeiros podem contribuir para uma vida financeira organizada e sem descontrole.
Alguns apps para smartphones trabalham como planilhas ou até mesmo como diário de anotações que ajudam você a registrar as entradas e saídas.
Um desses aplicativos é o “Organizze”, ele ajuda você a tratar suas finanças de maneira leve e sem complicação.
Confira as dicas que preparamos em outro post sobre alguns aplicativos que vão contribuir para uma vida organizada.
Como vimos, é bem importante ter as finanças organizadas para as revendedoras.
Que tal colocar a mão na massa e começar a organizar as suas finanças? Conta pra gente como você vai começar!