As semijoias tomaram conta do guarda roupa de 9 entre 10 mulheres. É provável que você faça parte desta estatística e também tenha se rendido a elas.
Certamente eu não sou a pessoa com a opinião mais neutra para falar do quanto as semijoias são versáteis, lindas e de excelente custo-benefício. Mas, eu ganhei muita experiência ao longo dos anos (não vamos falar sobre quantos foram) para te dar boas dicas sobre conservação das suas semijoias.
Hoje vamos nos aprofundar em uma técnica que eu considero a mais simples, porém, que resolve a maior parte dos casos.
De onde vem a sujeira?
Vou te contar uma situação que aconteceu comigo e você vai me dizer o que eu deveria ter feito.
Primeiramente, não sei se você sabe, mas eu sempre fui uma revendedora de semijoias.
Certa vez, uma cliente me trouxe todos os produtos que ela já tinha compro de mim. Quando eu vi a cara dela já imaginei que não vinha coisa boa.
Ela me mostrou as peças e disse que todas estavam perdendo o banho e ficando escuras. Eu me assustei muito! Uma das minhas prioridades sempre tinha sido a qualidade dos meus produtos. Assim, ouvir aquilo não era nem um pouco comum.
Logo que eu abri o embrulho com as peças e comecei a minha análise, eu entendi o que estava acontecendo.
De fato as peças estavam estranhas. O banho não estava bonito e brilhando como deveria. Entretanto, a razão pra isso NÃO ERA a qualidade das peças. O problema da cliente era: falta de limpeza!
Agora, imaginem-se no meu lugar. Uma cliente quer entender o que aconteceu com as peças dela e você vê que o banho das semijoias não foi danificado e sim que o problema é a falta de higiene dela.
Então, como dizer isso pra ela? Conta pra mim nos comentários como você falaria isto pra ela.
Eu decidi começar explicando de onde vinha a sujeira das semijoias. Quando usamos os nossos produtos com frequência, é comum que ele acumule resíduos de vários locais:
- Poeira do ambiente.
- Secreções do próprio corpo.
- Suor.
- Resíduos de alimentos.
- Resíduos de produtos usados no corpo.
- Água que fica na peça após lavara as mãos.
Além disto, nós estamos em contato com outras substâncias que sujam as nossas semijoias o tempo todo.
Por que as semijoias perdem o brilho?
Era importante que a cliente entendesse que as peças dela não tinham perdido o banho. O banho ainda estava lá. Inegavelmente nenhuma peça dela estava descascada e nem oxidada em excesso.
Então eu parti a minha explicação para as razões que o brilho era perdido.
Uma vez que ela entendeu de onde vem a sujeira, bastou que eu explicasse o conceito de oxidação.
A oxidação é um processo que ocorre quando o metal nobre (ouro, prata, ródio) entra em contato com o oxigênio do ar. Tal processo causa o escurecimento da sua semijoia.
Como evitar a oxidação?
Chegou a hora que eu estava enrolando. Eu precisava falar pra cliente que o que estava acontecendo nas peças dela era falta de limpeza.
Depois que ela entendeu que as semijoias que são usadas acumulam sujeira e oxidam, ficou fácil explicar. Para voltar o brilho das peças bastava tirar a sujeira acumulada que estava depositada nelas.
Uma vez que o conceito estava explicado, eu passei para a parte prática. Peguei as peças dela, fui até a pia com um detergente neutro. Então, lavei uma por uma seguindo as etapas apresentadas abaixo.
Como lavar a minha semijoia com água e sabão?
O passo a passo é:
- Passe a semijoia em água corrente.
- Coloque a peça na palma da sua mão.
- Despeje um pouco de sabão neutro (precisa ser neutro e sem cor).
- Com o dedo, esfregue o sabão na peça com algumas gotas de água.
- Você vai observar que a espuma criada ficará em uma cor escura. Quanto mais escura a espuma, mais sujeira existia na sua semijoia.
- Enxague bem com água corrente, tirando todo o sabão.
- Seque bem com um secador ou uma toalha. É importante tirar toda a água do produto.
Surpreendentemente você vai conseguir ver a diferença na mesma hora. O brilho dos produtos vai voltar e eles vão parecer novos.
Quanto menos sujeira você deixar acumular na sua semijoia, menos oxidação ela vai sofrer. Por isso eu brinquei no início deste texto que a falta de limpeza é um grande problema.
Com toda a certeza as peças sem brilho da minha cliente eram um problema com ela. Se você usa muito uma semijoia é preciso fazer a manutenção e a limpeza dela.
Gostou da dica? Acompanhe a nossa série sobre conservação de semijoias. Esta foi só a primeira dica, mas teremos várias outras sendo postadas por aqui.
Assine a nossa newsletter e seja avisada de todas as atualizações e novos artigos que eu publicar por aqui.
Essa limpeza pode ser realizada com qualquer peça?
Oi Amanda.
Isso mesmo, qualquer peça semijoia, banhada, pode ser limpa utilizando esta técnica.
Um beijo.