Com os avanços da internet e o crescimento das redes sociais, o comércio descobriu uma nova possibilidade: as vendas por Facebook. Essa prática se tornou muito popular e ajuda empreendedores pequenos e iniciantes a disputar espaço junto às grandes marcas.
Esse é o caso do ramo de moda e beleza, por exemplo. Atualmente, revendedoras de acessórios e semijoias têm páginas no Facebook de muita qualidade. Muitas se igualam, em procura, as empresas antigas com lojas físicas. No entanto, o mais importante nessa realidade é saber como fazer essa divulgação de uma forma eficaz.
Por isso, te mostramos, agora, 5 dicas infalíveis para uma página de sucesso no Facebook!
1. Disponibilize todas as informações importantes
Pense na sua presença nas redes sociais como uma forma de estar mais próxima das suas clientes. É como se você estivesse entrando na casa delas para oferecer seus produtos. Porém, como não tem tempo de fazer isso pessoalmente, está realizando de forma virtual. Assim, a consumidora precisa se sentir íntima de você, para confiar nos seus produtos e comprá-los.
Para que isso ocorra, é muito importante preencher o campo ‘sobre’ da sua página no Facebook. Ali, conte, brevemente, como sua profissão de revendedora começou e deixe um contato seu à disposição para dúvidas, sugestões e outras questões. Além disso, abasteça o álbum de fotos com muitas imagens — reais e atrativas — dos produtos à venda.
2. Crie conteúdos interessantes
Há um ponto bem relevante para entender como funciona esse processo: a magia das vendas por Facebook não está em oferecer produtos, somente. Como assim? Te explicamos. Existem pessoas vendendo qualquer coisa, em qualquer lugar. Entretanto, essa rede social tem como característica envolver as marcas com seus públicos. E é isso que você deve aproveitar!
Para criar essa relação, é preciso publicar conteúdos que despertem o interesse das suas clientes, como dicas de combinação de acessórios, fotos das semijoias mais procuradas, explicações sobre como cuidar das peças, tudo com imagens muito atraentes. Claro que você pode fazer promoções e postar fotos de produtos novos, por exemplo. Mas mantenha o equilíbrio entre esses dois tipos de materiais.
3. Faça postagens interativas
Um dos quesitos mais relevantes do Facebook é a interatividade. Não são apenas as curtidas em sua página que vão demonstrar o quanto suas clientes e futuras consumidoras estão engajadas com você. Para saber isso, confira sempre se elas estão curtindo, comentando e compartilhando seus posts.
Por esse motivo, é importante estimular essas ações. Mas como fazer isso? Simples. Sempre que postar uma imagem de um produto, uma informação ou curiosidade, incentive o seu público a interagir. Finalize os textos perguntando a opinião delas, sugerindo que compartilhem com amigas, ou pedindo que reajam com reações para demonstrar o quanto gostaram da imagem, por exemplo.
4. Responda mensagens com agilidade
Esse item é crucial para a venda por Facebook, pois ele pode definir a qualidade do seu trabalho: a agilidade nas respostas. Quando a sua página começa a ser conhecida, é natural que as pessoas façam perguntas e contribuições nos comentários, inbox, ou até mesmo pelo contato que você disponibilizou nas informações da página.
Tenha em mente que é essencial responder esses contatos o quanto antes, para demonstrar interesse e profissionalismo. Portanto, deixe pronta uma mensagem padrão para o primeiro contato e utilize horários de almoço ou intervalo para responder com calma cada uma.
5. Busque novos clientes
Além de ser uma ótima plataforma para reforçar os laços com os seus clientes antigos, fazendo-os comprar mais e com maior regularidade, o Facebook também é perfeito para encontrar novos consumidores. Porém, isso exige esforço e disciplina.
Para isso, além de seguir todas as dicas acima, é necessário ainda investir o seu tempo livre. Entre em grupos relacionados a beleza, moda e acessórios, interaja com comentários relevantes, compartilhe posts de sua página e convide as pessoas para acompanharem o seu trabalho. Mas não exagere! Pois pode ser considerada chata e ser banida dos grupos por moderadores ou pelo próprio Facebook.
Além disso, há a opção de investir valores baixos e eficazes, como é o caso das postagens patrocinadas. Isso quer dizer que o Facebook vai mostrar o conteúdo que você escolher a pessoas que não curtem ainda a sua página, mas se interessam por temas da área. Todos os detalhes são escolhidos por você na hora de patrocinar a postagem.
Enfim, deu para perceber o quanto essa rede social pode ser uma ótima ferramenta para o seu trabalho, não é mesmo? Seguindo essas dicas, suas revendas tendem a crescer, assim como o seu profissionalismo e sua capacidade de ser uma empreendedora.
As vendas por Facebook, são o início de um relacionamento entre sua marca e suas clientes. Por esse motivo, não esqueça que elas não substituem o famoso cara a cara. De vez em quando, marque um café com as consumidoras mais fiéis ou faça aquela visita pós-venda combinada pelas redes sociais.
E, se você ficou curiosa para saber mais sobre como alavancar suas revendas, não deixe de curtir nossa página no Facebook e acompanhar todas as novidades que apresentamos por lá!
Vender semi joias e folheados a ouro pelas redes sociais é muito lucrativo quando se trabalha direito.
Caramba!Gostei muito do artigo do seu site. Estarei acompanhando sempre.Grata!!!
Que bom Vera. Pode contar sempre com a DAMA para te auxiliar no que precisar.
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Fico feliz em saber que estou te ajudando! Vamos sempre postar bastante conteúdo legal por aqui!
Gostei muito do seu post, o conteúdo além de ser bem explicado tem me ajudado muito, vou acompanhar mais suas postagens.
Wanderson, fico feliz em saber que pude te ajudar de alguma forma. Obrigada.