O e-commerce veio para ficar. Quem quer revender produtos pode optar por criar uma loja virtual. Ele serve muito bem para aqueles que sonharam em ser empreendedores e largar o emprego atual. Serve também para quem deseja uma fonte de renda extra dentro de casa.
Antes a única forma de revender produtos era a famosa venda de porta em porta. Nela você acaba perdendo muito tempo entre deslocamentos e atendimentos. Existem as vantagens no contato próximo aos clientes, mas também é preciso um esforço maior para obter sucesso.
Com a internet, é possível revender produtos online, montando a sua própria loja virtual. Em poucos passos, o revendedor pode ampliar o número de potenciais clientes e tornar o processo de divulgação praticamente automatizado.
Quer saber mais sobre como montar uma loja virtual para revender produtos? Continue a leitura e descubra!
Tenha uma identidade para revender produtos
Por ser tudo mais fácil e acessível na internet, muitas empresas conseguem ter a sua própria loja virtual. Isso afeta qualquer mercado, inclusive o de revenda de produtos. A solução que muitos encontraram é em apostar no diferencial: uma presença de marca positiva e forte na internet.
Para que você consiga diferenciar sua loja virtual, aposte em desenvolver uma identidade forte e encontrar um nome criativo, interessante e cativante.
Encontrar esse nome que encaixa perfeitamente pode parecer difícil agora. Uma dica importante é que você foque no que pretende revender. Pense no seu produto, na usabilidade dele, no formato e a partir daí encontre o seu nome.
Faça um domínio para sua loja virtual
Quando se abre uma empresa é preciso registrá-la no CNPJ. Com ele, sua empresa passa a ser reconhecida legalmente por esse número de identificação.
O domínio funciona como o CNPJ, porém, na internet. O proprietário precisa comprar o seu “nome virtual” para poder fazer com que a loja funcione.
Domínios nacionais são comprados através do site Registro.br, que atualmente tem um custo de R$40,00 anuais. Clicando aqui, você poderá conferir a tabela com todos os outros planos de preços oferecidos. Se estiver interesse em adquirir um domínio internacional, visite o site da HostDime.
Hospede-se!
Além do domínio, outro item é fundamental na hora de montar uma loja virtual para revender produtos. Enquanto o domínio funciona como o CNPJ da sua empresa, a hospedagem seria o ponto de venda que é alugado para receber clientes, mostrar produtos e faturar.
Alguns sites para hospedagem oferecem guias para que qualquer usuário possa montar a sua página, do jeito que desejar. Porém, nunca podemos descartar a ajuda de um profissional de desenho gráfico ou de programação. Exemplos de sites para hospedar: HostDime, WordPress, Wix, entre outros.
Conheça todo o processo de compra e venda do seu negócio
Se você está pensando em acrescentar a venda online ao seu negócio, um bom começo é analisar se a mudança afeta positivamente na rentabilidade da empresa. Revender produtos online é uma ideia que funcionou para muitos, mas que também desestimulou outros.
A diferença entre o sucesso ou fracasso da sua loja virtual está relacionada ao bom planejamento do seu negócio.
Identifique e estude todos os aspectos que envolvem a revenda online:
- Escolha de produtos a serem revendidos
- Fotos para divulgação
- Plataforma de E-Commerce
- Plano de divulgação de cada produto
- Clientes
- Análise e comparação de preço dos concorrentes
- Meios de entrega e frete
- Meios de pagamento
Em cada ponto citado anteriormente, existem uma série de variáveis a serem analisadas. Saber de antemão quais são os passos que fazem parte do processo de revender produtos permitirá que o revendedor saiba quanto precisará investir inicialmente e qual é a sua participação em cada passo.
Cadastre seus produtos
Com o site no ar, você precisa cadastrar seus produtos. Disponibilize o máximo de detalhes sobre cada um deles. Coloque fotos de alta resolução, características gerais na descrição, um título claro e conciso e, claro, o preço.
Divulgue sua loja virtual
No início da sua operação, será possível obter os seus primeiros ganhos ao revender produtos sem investir praticamente nada em divulgação. Mas você precisará se esforçar um pouco mais do que o habitual para conhecer seu público alvo, reconhecendo suas necessidades e como eles costumam tomar a decisão de compra. Esteja presente onde eles estão na internet, e abuse da divulgação em redes digitais.
Porém, a partir de algum momento chave, você sentirá que precisará revender mais produtos para que a loja virtual continue crescendo. Nesse momento, é hora de começar a investir em marketing digital.
Além da loja, é recomendado que você crie o seu blog corporativo, produza conteúdo digital, patrocine anúncios nas redes sociais mais acessadas (Twitter Ads, Facebook Ads e Google Adwords) – ou foque em apenas uma, tudo depende do seu público.
Esse foi o nosso guia para montar uma loja virtual para revender produtos. Esta é uma modalidade onde várias pessoas que estão lucrando alto, e você não pode ficar de fora dessa! Assine nossa newsletter e receba muitas outras dicas para o seu negócio.