5 dicas para conservação de semijoias!
Dicas

5 dicas para conservação de semijoias!

As semijoias são uma tendência entre mulheres e homens de todo o mundo. Basta olhar para uma pessoa que goste de se produzir e observar que sempre há um brinco, uma pulseira, um colar ou um cordão fazendo parte do look.

Entre os principais motivos da grande aceitação das semijoias está o preço, mas diferentemente das joias, elas possuem uma durabilidade, a qual vai depender da qualidade e dos cuidados tomados para aumentar a vida útil.

Pensando nisso, separamos 5 dicas de conservação de semijoias para você economizar e, de quebra, estar sempre bem produzida.

1. Evite contato com o cloro da água

O cloro é um produto altamente corrosivo. Talvez, a quantidade adicionada durante o tratamento da água, pela empresa de saneamento, não vá corroer com um único contato, mas se esse hábito se repetir, com o tempo a peça perderá o brilho. Isso também vale para a água do mar, por causa do sódio.

2. Tenha cuidado ao manusear produtos de limpeza

O mesmo raciocínio do cloro vale para produtos de limpeza. Sempre que utilizar algum, seja ao lavar roupa ou higienizar o piso, retire a semijoia. A concentração de produtos químicos em detergentes, alvejantes e sabões pode causar danos incalculáveis a uma peça banhada a ouro ou prata.

3. Limpe as semijoias frequentemente

Para aumentar a durabilidade e melhorar a conservação de semijoias faça uma limpeza regularmente. O ideal é realizar uma limpeza a cada quinze dias ou sempre que entender como necessário. Mesmo que costume fazer uma limpeza em casa, é importante, ao menos uma vez por ano, levar a peça a uma joalheria para polir. Contudo, se decidir realizar essa tarefa, tome esses cuidados:

  • Utilize o Silvo nas peças de prata.

  • Faça um bom enxágue para que o produto não seque na semijoia.

  • Utilize sabão neutro, de preferência detergente, por ser líquido.

  • Utilize flanelas ou toalhas de algodão para secar a peça e evitar riscos.

  • Para peças de ouro, esquente uma ou duas colheres de bicarbonato de sódio para polir.

  • Utilize uma pequena escova para passar a solução e evite a imersão no bicarbonato.

4. Guarde-as separadamente

Quando adquirir uma semijoia, independente de ser banhada a ouro ou prata, procure comprar um porta-joias apropriado e de preferência o utilize apenas para uma peça. Caso não encontre um individual, opte por aqueles com separação interna.

Esse cuidado evitará que as peças entrem em contato no interior do porta-joias e sofram algum risco ou avaria.

5. Não tome banho utilizando as semijoias

Pessoas que tomam banho com semijoias não percebem que expõem a peça a diversas intempéries, mas você que está lendo esse artigo já está consciente disso e nunca mais cometerá esse erro.

Afinal, você poderá perder a peça, pois se você toma banho no chuveiro, quando for na piscina também esquecerá de retirar a semijoia. Isso porque a água deixa a pele escorregadia.

Produtos de higienes, cremes de hidratação e perfumes podem ser abrasivos e você sairá do banho com uma peça sem brilho.

Viu só? Os cuidados são simples e fáceis de praticar. Crie esse hábito da conservação de semijoia e aumente a durabilidade de suas peças, independentemente de serem banhadas a ouro ou prata.

E você, já tem esse hábito ou está começando agora a otimizar a vida útil das suas semijoias? Deixe um comentário e conte-nos sobre sua experiência!

Conheça o Processo de Banho de Semijoias DAMA

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

2 comentários

  • Como saber se estou comprando as peças no bruto no alta fusão ou em melhor qualidade para ter um banho mais adequado?

    • Sonilze, você vai precisar falar com o seu fornecedor e conhecer o processo de fabricação dele.

Deixar comentário.

Share This