5 dicas para não perder os seus clientes para a concorrência
Empreendedora DAMA

5 dicas para não perder os seus clientes para a concorrência

Atualmente, não basta que você feche uma venda; é preciso saber como não perder os clientes para a concorrência. Em meio a um mercado saturado de concorrentes e com clientes mais exigentes, essa necessidade se destaca ainda mais.

Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Hoje, vamos dar 5 dicas incríveis para que você não perca seus clientes para a concorrência, e consiga torná-los verdadeiros promotores da sua marca.

Continue lendo nosso artigo e fique por dentro do assunto!

1. Ofereça um atendimento incrível

Para fidelizar seus clientes, o primeiro passo é ser a sua melhor versão em cada atendimento. Isso significa que você deve ser agradável, disponível e atencioso em todo e cada ponto de contato, mesmo quando o cliente está apenas dando uma “olhadinha”.

Veja algumas dicas para isso:

  • seja comunicativo;
  • esteja disposto a solucionar qualquer dúvida;
  • ouça a necessidade dos clientes;
  • busque sempre uma negociação ganha-ganha.

Segundo pesquisas, em 2015, o Brasil perdeu cerca de R$ 217 bilhões pelo mau atendimento. Pelo mesmo motivo, 86% dos clientes migraram para a concorrência. Esses dados revelam a necessidade de ter um atendimento eficaz, que seja capaz de encantar o cliente.

2. Propicie “mimos” especiais para clientes VIPs

Nas companhias aéreas brasileiras, os clientes que possuem status VIP costumam ter uma fila especial e embarcar antes dos demais. Utilize esse simples exemplo como modelo para o seu serviço. Que benefícios ou condições especiais você tem oferecido aos seus clientes mais antigos e rentáveis?

Você pode:

  • criar alguma oferta exclusiva (com descontos e prazos maiores);
  • entregar o produto em uma embalagem diferenciada;
  • incluir algum “mimo” (como uma rosa) na compra efetuada.

Quando começar a tratar seus melhores clientes como VIPs — pessoas que são realmente importantes e reconhecidas —, eles se transformarão em promotores da sua marca.

3. Qualifique-se continuamente

Na velocidade dos dias atuais, ficar parado enquanto o tempo passa é péssimo para os negócios. É crucial estar sempre se aprimorando e buscando novos conhecimentos. Quando isso é feito, seu atendimento se torna mais efetivo e os clientes, mais satisfeitos.

Infelizmente, muitas pessoas deixam isso de lado, pois acreditam que não possuem dinheiro para investir em sua própria capacitação — o que é um equívoco. Veja algumas dicas:

  • acompanhe blogs que oferecem dicas de atendimento;
  • participe de eventos como palestras e workshops;
  • realize cursos on-line gratuitos (uma excelente plataforma é a Veduca);
  • busque vídeos sobre técnicas de negociação no YouTube.

4. Crie um cartão de fidelidade

O cartão de fidelidade é uma das “armas” mais eficazes para ganhar de vez os seus clientes. Para utilizá-lo, primeiro, é importante pensar sobre a política que será aplicada. Que tipo de benefício seu cliente vai ganhar após determinado número (ou volume) de compras?

Depois, basta criar, imprimir e distribuir o cartão de fidelidade a seus clientes. Após cada compra, você deve preenchê-lo com algum selo ou carimbo especial. De preferência, imprima o cartão de fidelidade no verso do seu cartão de visitas. Assim, tanto os contatos da loja como o status do cliente no programa de fidelização estarão à mão dele, para qualquer necessidade.

5. Ofereça múltiplos canais de atendimento

Você não deve restringir o contato com seus clientes apenas a um canal — isso pode ser um grande problema e levar sua empresa a perder algumas vendas. Por isso, é importante oferecer diversos canais de atendimento, de acordo com a necessidade do seu público.

Assim, abra várias portas e se mantenha acessível. Por exemplo:

  • crie uma página nas redes sociais;
  • disponibilize seu número de WhatsApp;
  • tenha mais de um número de telefone;
  • crie uma conta de e-mail específica para contato etc.

O objetivo é nunca deixar de atender um cliente pela simples falta de canais de comunicação.

Veja, todas as dicas são simples e podem ser aplicadas no seu dia a dia. Desse modo, você fideliza seu público-alvo de forma prática e eficiente, garantindo negócios mais rentáveis no futuro.

Agora que você já sabe como não perder os clientes para a concorrência, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba nossas novidades sempre em seu e-mail. Vamos lá?

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

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