Atualmente, não basta que você feche uma venda; é preciso saber como não perder os clientes para a concorrência. Em meio a um mercado saturado de concorrentes e com clientes mais exigentes, essa necessidade se destaca ainda mais.
Pensando nisso, criamos um post especialmente para você. Hoje, vamos dar 5 dicas incríveis para que você não perca seus clientes para a concorrência, e consiga torná-los verdadeiros promotores da sua marca.
Continue lendo nosso artigo e fique por dentro do assunto!
1. Ofereça um atendimento incrível
Para fidelizar seus clientes, o primeiro passo é ser a sua melhor versão em cada atendimento. Isso significa que você deve ser agradável, disponível e atencioso em todo e cada ponto de contato, mesmo quando o cliente está apenas dando uma “olhadinha”.
Veja algumas dicas para isso:
- seja comunicativo;
- esteja disposto a solucionar qualquer dúvida;
- ouça a necessidade dos clientes;
- busque sempre uma negociação ganha-ganha.
Segundo pesquisas, em 2015, o Brasil perdeu cerca de R$ 217 bilhões pelo mau atendimento. Pelo mesmo motivo, 86% dos clientes migraram para a concorrência. Esses dados revelam a necessidade de ter um atendimento eficaz, que seja capaz de encantar o cliente.
2. Propicie “mimos” especiais para clientes VIPs
Nas companhias aéreas brasileiras, os clientes que possuem status VIP costumam ter uma fila especial e embarcar antes dos demais. Utilize esse simples exemplo como modelo para o seu serviço. Que benefícios ou condições especiais você tem oferecido aos seus clientes mais antigos e rentáveis?
Você pode:
- criar alguma oferta exclusiva (com descontos e prazos maiores);
- entregar o produto em uma embalagem diferenciada;
- incluir algum “mimo” (como uma rosa) na compra efetuada.
Quando começar a tratar seus melhores clientes como VIPs — pessoas que são realmente importantes e reconhecidas —, eles se transformarão em promotores da sua marca.
3. Qualifique-se continuamente
Na velocidade dos dias atuais, ficar parado enquanto o tempo passa é péssimo para os negócios. É crucial estar sempre se aprimorando e buscando novos conhecimentos. Quando isso é feito, seu atendimento se torna mais efetivo e os clientes, mais satisfeitos.
Infelizmente, muitas pessoas deixam isso de lado, pois acreditam que não possuem dinheiro para investir em sua própria capacitação — o que é um equívoco. Veja algumas dicas:
- acompanhe blogs que oferecem dicas de atendimento;
- participe de eventos como palestras e workshops;
- realize cursos on-line gratuitos (uma excelente plataforma é a Veduca);
- busque vídeos sobre técnicas de negociação no YouTube.
4. Crie um cartão de fidelidade
O cartão de fidelidade é uma das “armas” mais eficazes para ganhar de vez os seus clientes. Para utilizá-lo, primeiro, é importante pensar sobre a política que será aplicada. Que tipo de benefício seu cliente vai ganhar após determinado número (ou volume) de compras?
Depois, basta criar, imprimir e distribuir o cartão de fidelidade a seus clientes. Após cada compra, você deve preenchê-lo com algum selo ou carimbo especial. De preferência, imprima o cartão de fidelidade no verso do seu cartão de visitas. Assim, tanto os contatos da loja como o status do cliente no programa de fidelização estarão à mão dele, para qualquer necessidade.
5. Ofereça múltiplos canais de atendimento
Você não deve restringir o contato com seus clientes apenas a um canal — isso pode ser um grande problema e levar sua empresa a perder algumas vendas. Por isso, é importante oferecer diversos canais de atendimento, de acordo com a necessidade do seu público.
Assim, abra várias portas e se mantenha acessível. Por exemplo:
- crie uma página nas redes sociais;
- disponibilize seu número de WhatsApp;
- tenha mais de um número de telefone;
- crie uma conta de e-mail específica para contato etc.
O objetivo é nunca deixar de atender um cliente pela simples falta de canais de comunicação.
Veja, todas as dicas são simples e podem ser aplicadas no seu dia a dia. Desse modo, você fideliza seu público-alvo de forma prática e eficiente, garantindo negócios mais rentáveis no futuro.
Agora que você já sabe como não perder os clientes para a concorrência, aproveite para continuar aprendendo. Assine nossa newsletter e receba nossas novidades sempre em seu e-mail. Vamos lá?