6 dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro!
Empreendedora DAMA

6 dicas de como abrir um negócio com pouco dinheiro!

Então você pensa em empreender, mas está com pouco dinheiro? Pois saiba que essa é a realidade de muitos brasileiros, especialmente em tempos de vaca magra nos empregos formais em que a estabilidade já começa a parecer uma utopia. Sendo assim, a pergunta que surge é: como abrir um negócio com pouco dinheiro e crescer? 

Neste post, vamos citar algumas dicas importantes para você que sempre se sentiu instigado a empreender, mas nunca se encorajou pela falta de recursos financeiros.

1. Organize as ideias

Os maiores empreendedores começaram com boas ideias e poucos cresceram por causa do dinheiro. Claro que um pouco de investimento é importante, mas não é o único fator de crescimento.

Saiba que você pode alavancar seu negócio com pouco dinheiro ou ir a falência com muito dinheiro. O importante é saber organizar as ideias, ter um bom produto e fidelizar o cliente. Tudo depende da forma que vai encarar a jornada. 

2. Busque financiamentos e empréstimos

Se você tem crédito na praça, vá até seu banco e faça sua proposta. Apenas cuide com os juros altos para evitar aborrecimento no futuro.

Procure o Sebrae e peça orientação a eles sobre as ações a serem tomadas para conseguir financiamentos, seja pelo BNDES, seja por outras linhas de crédito para microempresas.  

3. Procure bons segmentos para investir

Você já possui poucos recursos financeiros, agora imagine perder até esse pouco por escolhas erradas. Tudo isso começa com a escolha de um bom segmento que pode ser a revenda de produtos ou a prestação de serviços. 

Uma ideia interessante é unir os segmentos, especialmente se entrar no ramo de vendas direta. Hoje, existem diversas alternativas, como semijoias, perfumes, venda por catálogo e peças íntimas. Tudo é uma questão de se planejar, pois são produtos que vendem bem e possuem ótima margem de lucro.

4. Prefira produtos com alto valor agregado, baixo custo e giro rápido

Você não possui tempo e nem recursos para esperar. Então, de nada adianta grandes estoques de produtos com giro baixo e que não permitem um retorno rápido. 

O ideal é pensar em produtos de alto giro no mercado que possibilitam fazer dinheiro rápido para pagar fornecedores e demais credores. Além de não ficar com dinheiro parado, terá grandes chances de se estabelecer rapidamente no mercado

A revenda de semijoias é uma ótima opção de produto com alto valor agregado, que possui custo variado e com um giro extremamente rápido. Nesse caso, basta aprimorar as ações de marketing e técnicas de vendas para alcançar o sucesso.

5. Procure parcelar as mercadorias

Converse com os fornecedores sobre a possibilidade de parcelar as mercadorias. Alguns fornecedores têm um plano de parcelamento bem interessante, o que possibilita fazer girar o dinheiro e cumprir os prazos com as vendas das mesmas mercadorias. 

6. Economize durante o percurso

Fazer um plano de negócio é importante para entender a natureza do produto, como ele pode conseguir mercado e quais as possibilidades de crescimento. Com isso, você saberá exatamente o quanto precisa economizar para as épocas de crise. 

Não faça loucuras porque teve um grande ganho num determinado período. Se a ideia for crescer cada vez mais, é preciso aprender a gerir o dinheiro e economizar. 

Veja que começar um empreendimento depende mais do planejamento e boas ideias do que possuir grande quantidade de dinheiro. O importante é dar um passo de cada vez, mas sem procrastinar. Com essas dicas, é possível entender como abrir um negócio com pouco dinheiro e se preparar para dar o primeiro passo. 

Se você gostou das dicas e quer saber mais sobre empreendedorismo, revenda de semijoias, entre outros assuntos interessantes, assine nossa newsletter e receba dicas quentinhas diretamente no seu e-mail!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

Deixar comentário.

Share This