6 dicas de como cobrar clientes inadimplentes
Empreendedora DAMA

6 dicas de como cobrar clientes inadimplentes

Saber como cobrar clientes inadimplentes pode ser uma tarefa difícil para um revendedor. É preciso ter cuidado para lidar com esse desafio sem que seja tão constrangedor para quem cobra e também para quem recebe a cobrança.

Como sabemos que em algum momento você passará por isso, separamos algumas dicas para facilitar o processo. Com respeito e sem gerar transtornos, você verá que é possível realizar cobranças eficientes. Leia nosso post!

1. Lembre os clientes antes da data de vencimento

Diversos fatores podem fazer com que um cliente deixe de realizar um pagamento. E um deles pode ser o descuido ou a desatenção com o prazo de vencimento.

Se você fizer um lembrete preventivo, pode evitar que o cliente se esqueça do pagamento a fazer. Você pode utilizar SMS ou um e-mail para ser o seu auxiliar de cobrança. E, dessa forma, ajudar os clientes mais esquecidos a manterem suas contas em dia.

Atente-se para a frequência desses lembretes. As mensagens diárias podem ser consideradas abusivas. O suficiente pode ser uma vez por semana.

Jamais envie aqueles lembretes por meio de mensagens nas redes sociais.

2. Seja organizado com as cobranças

Um cadastro dos clientes inadimplentes pode ajudar a ter um maior controle financeiro. Dessa forma, você terá informações dos dados: nome completo, formas de contato (telefone, e-mail e endereço), valores e seus respectivos históricos de pagamento.

A data em que os pagamentos deverão ser feitos também precisa estar muito bem organizada. Isso evita que haja eventual cobrança indevida.

3. Saiba abordar o cliente

Cobrar é importante, mas é mais importante ainda saber como fazê-la.

A cordialidade é algo fundamental, seja com o cliente inadimplente ou com aquele que for recém-chegado à sua rede de contatos. É preciso discrição também.

Mostre que seu objetivo é simplesmente que paguem o que é devido. E que você se importa que o relacionamento perdure por muito tempo.

Não seja grosseiro e muito menos faça ameaças. Isso não ajuda em nada para que os clientes saldem suas dívidas. Somente cria tensões e arruína sua reputação. Ser mais respeitoso evita o constrangimento e dificulta as ocasionais demandas judiciais.

4. Ofereça vantagens para clientes que pagam em dia

Valorizar o cliente é sempre uma forma de mantê-los mais satisfeitos. Se eles identificam uma vantagem para o momento de pagamento, certamente darão preferência ao benefício.

Incentive o pagamento em dia, por exemplo, por meio de descontos ou promoções.

Você poderá ainda desenvolver uma espécie de cartão de fidelidade para quem pagar em dia e, assim, acumular pontos que poderão ser trocados mais tarde por alguns brindes ou outros benefícios.

É uma forma positiva de evitar a inadimplência e ao mesmo tempo fidelizar os clientes.

5. Ofereça várias alternativas de pagamento

Essa tática faz parte do entendimento de quem é seu cliente. É importante avaliar a situação dele e mostrar-se favorável a outras alternativas para que ele consiga efetuar o pagamento da dívida.

Implementar juros altos não facilita para a dívida seja quitada, mas oferecer mais alternativas é uma forma eficaz de que ambos os lados saiam ganhando.

Ofereça opções de negociação e parcelamento do valor total. Envie boletos por e-mail e tenha a opção do pagamento com cartão de crédito, por exemplo.

6. Coloque as condições de pagamento no contrato

Deixar os clientes previamente informados sobre as condições de sua venda facilita bastante o momento da cobrança. Se você fizer uma venda em grande proporção para alguém, talvez seja interessante ter um contrato. E isso será incrivelmente útil se o valor for parcelado.

O contrato deverá incluir cláusulas sobre o pagamento, com as datas de vencimento e valores de juros, caso haja atraso.

Saber como cobrar clientes inadimplentes é muito importante. Seguir os passos citados acima pode ajudá-los de verdade, e você ainda manterá o vínculo deles com sua atividade.

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Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

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