Existem diversas maneiras de aplicar o marketing no seu negócio e criar uma rede de clientes maior e mais fiel. Conhecer essas ferramentas e aplicá-las no seu dia a dia é imprescindível para o sucesso de vendas e para o relacionamento da sua marca.
Com a internet e as redes sociais, antigas práticas de marketing ficaram esquecidas. Para algumas pessoas pode parecer perda de tempo investir em um cartão de visita, mas saiba que não é bem assim.
Eles ainda têm um efeito significativo para as empresas, já que passam mais confiança para os clientes. Se você quer montar um cartão de visitas e está com dúvidas de como começar, acompanhe nossas dicas!
1. Escolha o formato do seu cartão de visita
Você pode optar por fazer seu cartão de visitas em um formato inovador ou seguir a linha tradicional. Os tamanhos padronizados disponíveis hoje são: 9×5cm no Brasil e 8×5cm nos Estados Unidos.
Lembre-se que essa escolha dependerá da sua personalidade ou da personalidade da marca. Se você quer passar uma impressão de tradicionalismo, o ideal seria um padrão comum. Já se sua marca é inovadora e moderna, um cartão de visita com formatos diferenciados vai representar melhor a empresa.
Não esqueça que, independentemente do formato escolhido, é interessante que ele caiba na carteira, pois as chances dele ser descartado caso seja grande demais são grandes.
Atente-se também à gramatura e ao estilo do papel. Dê preferência para gramaturas acima de 300g com laminação fosca.
2. Crie um layout chamativo
O layout é uma parte importante do seu cartão de visita, pois será ele o responsável por chamar a atenção dos seus clientes e despertar neles o desejo de guardar o seu contato.
O desenho deve estar de acordo, mais uma vez, com a personalidade da sua marca. Se você já usa um logotipo, o ideal é apresentá-lo para que as pessoas associem você à sua empresa.
É interessante posicionar o logo em um dos lados do cartão e colocar as informações de contato do outro lado.
Se você não entende de design, não se arrisque a fazer o trabalho sozinho. Isso passará uma impressão de amadorismo. Contrate um designer e peça para ele desenvolver a arte para a sua empresa.
3. Não escolha as cores sem um critério
Pode ser que na hora de escolher as cores você se empolgue e queira colocar todas as suas preferidas, mas isso não é recomendável.
As cores transmitem sentimentos e geram sensações. Essa é uma técnica utilizada no marketing há muito tempo. Então, estude o significado de cada uma delas e procure harmonizar as eleitas.
Tente não ultrapassar o limite de três cores no cartão, ok?
4. Confira as informações
Outro ponto em que você não deve se empolgar é na hora de escolher os dados que estarão no seu cartão.
Confira as informações de contato, como nome, telefone, e-mail, endereço físico e site. Caso haja outra informação crucial, não deixe de colocá-la, mas lembre-se de manter o básico para não fugir do objetivo principal.
5. Preste atenção na ortografia e na revisão
Certifique-se de que todas as informações estão escritas de maneira correta, mesmo que você tenha mandado um designer executar o trabalho.
Erros de ortografia causam uma péssima primeira impressão, mesmo que sejam bem inocentes ou aceitáveis. Faça uma revisão ou use corretores online para lhe auxiliar.
6. Procure por uma boa gráfica
Você precisa que o trabalho seja bem executado, então procure por uma gráfica responsável. Não é difícil encontrar trabalhos manchados, com erros de corte ou outros defeitos.
Evite surpresas e sempre solicite amostras antes de pedir uma grande quantidade!
Por fim, distribua seus cartões para o maior número de pessoas que puder. Lembre-se que o boca a boca ainda é a melhor propaganda, e quanto mais pessoas você impactar, mais resultados terá.
Depois de montar seu cartão de visita, ande sempre com uma boa quantidade na bolsa e não perca as oportunidades! Elas podem estar onde menos esperamos!
Gostou das nossas dicas para montar um cartão de visitas eficiente? Então compartilhe este post nas redes sociais!