Você possui um produto, tem uma ideia de negócio, mas não sabe a maneira que a colocará em prática. Isso parece familiar? Esse tipo de dúvida é frequente na vida de empreendedoras. O importante é reconhecer as vantagens e desvantagens de cada modelo de negócio, seja a venda direta a pronta entrega, seja revender por catálogo.
Para te ajudar a alavancar suas vendas, vamos trazer as principais vantagens e desvantagens da revenda por catálogo e como você pode tirar proveito de cada situação. Fique com a gente!
O que é catálogo?
Um catálogo é um encarte que contêm um agrupamento ordenado dos produtos que a empresa oferece. Normalmente possui informações pertinentes como tipo, preço, função, tamanho e descrição dos produtos, inclusive sobre formas e materiais utilizados na confecção.
Assim, havendo interesse da cliente pelo produto, a venda é concretizada e o pedido realizado na distribuidora.
Vantagens de revender por catálogo
Baixo investimento inicial
O catálogo permite que se venda sem comprar produtos com antecedência e sem investir grandes quantidades em estoques. Na maioria dos casos basta fazer um cadastro no site da distribuidora ou entrar em contato com a liderança local e começar a vender.
Sem espaço físico
Não há necessidade de alugar uma sala ou um espaço para guardar os produtos, pois você não precisa ter nada a pronta entrega. Talvez seja interessante ter algumas peças para aguçar o desejo das clientes, mas nada mais que isso.
Maior mix de produtos
Se você vende por catálogo poderá oferecer todas as peças que a distribuidora possui em estoque e não apenas aquelas que você conseguiu comprar para ter em pronta entrega. Esse mix pode aumentar a ocorrência de vendas, pois as possibilidades e combinações são bem mais numerosas.
Segurança
Principalmente quando se trata de joias e semijoias, que são produtos com alto valor agregado, não é interessante sair por aí com as peças todo dia.
Desvantagens de revender por catálogo
Sem demonstração
Não poder mostrar o produto para que a cliente compre pode ser um problema na hora da venda. Normalmente as pessoas preferem tocar e sentir a textura para optar por comprar ou não determinado item.
A demonstração é uma forma de gerar maior credibilidade e confiança na relação comercial, pois algumas clientes podem pensar que a foto do catálogo foi modificada e não condiz com a realidade.
Não gera compras por impulso
É quase pelo mesmo motivo do item acima. A compra por impulso é mais propícia quando a cliente entra em contato visual real ou consegue tocar a peça.
Prazo de entrega mais longo
Às vezes você pode perder uma venda por não conseguir entregar o produto na hora ou no dia seguinte, pois pode acontecer de a cliente precisar dele imediatamente. Esse é um item que precisa ser ponderado com antecedência e, na medida do possível, você deve tentar antecipar as necessidades da clientela.
Para você ter certeza que revender por catálogo é uma boa ideia é preciso analisar cada detalhe, desde o tipo de clientela, passando pela própria capacidade de atender dessa forma, até o montante de vendas.
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