Como cuidar da aparência pode te ajudar a vender mais?
Empreendedora DAMA

Como cuidar da aparência pode te ajudar a vender mais?

Você sabia que a aparência do vendedor tem um peso tão relevante no ato da compra que pode determinar até mesmo quanto o cliente aceita pagar por um produto?

Além disso, fatores como a postura, a forma como se expressar, o método de abordagem e até mesmo o estilo do vendedor são aspectos que influenciam o poder de decisão do consumidor.

No artigo de hoje, você entenderá como os cuidados com a aparência e simples características comportamentais podem te ajudar a vender mais. Continue a leitura para conferir!

A aparência influencia no poder de decisão do cliente

Segundo o psicólogo especializado em comportamento social Robert Cialdini, pessoas com boa aparência têm uma vantagem sobre as demais no quesito interação social.

Ainda segundo suas pesquisas, há uma tendência natural em atribuirmos beleza e boa aparência a aspectos positivos como honestidade, inteligência, talento e bondade.

Para se ter uma ideia, um estudo de Cialdini revelou que em uma eleição federal canadense os candidatos atraentes tiveram uma média de resultados cerca de 2,5 pontos a mais do que os candidatos sem atributos fisicamente atrativos.

A aparência pode ser melhorada com uma combinação de roupas estilosas, um penteado moderno e exótico, com o uso de acessórios — como semijoias — que realcem e valorizem sua beleza, além de sempre usar maquiagem de um modo que realce seus traços mais belos e que não fuja da proposta do ambiente profissional.

O importante é usar os atributos atrativos como estratégia para se destacar e melhorar seus resultados de vendas.

Existe uma ideia de sucesso implícita na aparência

Por mais que cada pessoa tenha um estilo próprio, é sempre indicado cuidar do cabelo e das unhas, combinar cores de roupas que sejam harmônicas, utilizar sapatos que combinem com o público da empresa, entre outros cuidados.

Isso porque em toda ação sempre há uma mensagem explícita ou implícita. Por exemplo, quando um consumidor vai a uma loja para comprar um produto, não busca somente suprir uma necessidade momentânea mas, também, obter uma melhoria em sua vida, uma forma de alcançar êxito ou sentir-se bem-sucedido em uma tarefa.

Como dissemos, as pesquisas do psicólogo Robert Cialdini mostraram que as pessoas associam, mesmo que de forma subconsciente, os atributos físicos atrativos à ideias positivas.

Ou seja, um cliente não vai comprar com um vendedor que transmita uma imagem negativa, oposta ao sucesso, higiene, saúde ou qualquer ideia positiva que ele esteja buscando em seu subconsciente.

Utilizar os próprios produtos é uma ótima estratégia

Nada melhor do que a vendedora utilizar os próprios produtos que comercializa como adereços que agregam valor à sua aparência e ao mesmo tempo chamam a atenção dos clientes.

No caso da venda de semijoias, por exemplo, além de caracterizar um estilo à sua imagem, também servirá como uma espécie de “vitrine realista” pois permitirá ao cliente ver como o produto realmente fica no corpo.

Esta é uma ótima estratégia que tem sido adotada por inúmeras empresas para vender mais. Por isso é muito importante sempre ter em estoque aquilo que você usará.

Postura e tom de voz falam mais do que você imagina

Para vender mais, o vendedor não precisa necessariamente ser a pessoa mais extrovertida e comunicativa do mundo. Mas sua postura e forma de falar têm grande peso durante uma transação de venda.

O tom da voz deve ser sereno e ao mesmo tempo firme para transmitir confiança, o cliente sempre deve ser olhado nos olhos, a postura deve ser ereta e imponente. Afinal, a ideia aqui é transparecer a imagem do sucesso.

Mas lembre-se que é preciso ter equilíbrio nesta hora pois ao mesmo tempo que o excesso de humildade pode passar um ar de insegurança e falta de conhecimento acerca do produto ofertado, também é preciso tomar cuidado com a confiança exacerbada que soa como arrogância.

No artigo de hoje, você pôde conferir como os cuidados com a aparência não somente física, mas também sua comunicação e postura são fatores influentes que podem lhe fazer vender mais ou arruinar seus resultados.

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Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

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