Confira 5 dicas sobre como organizar as finanças do seu negócio
Empreendedora DAMA

Confira 5 dicas sobre como organizar as finanças do seu negócio

Um empresário pode ter muitas dificuldades em saber como organizar as finanças do seu negócio. 

Contudo, não será possível atingir esse objetivo se não realizar mudanças na sua conduta. Pensando nisso nós separamos algumas dicas que podem ajudar. Veja quais são elas:

1. Ter muita disciplina

Em uma das suas definições, a palavra “disciplina” significa qualidade de se dedicar a uma tarefa de maneira constante para atingir um objetivo. Essa característica é fundamental para lidar com as finanças da empresa, visto que esse setor é o que mais sofre alterações e influências externas.

O primeiro passo é criar o hábito de analisar as atividades financeiras do negócio a fim de checar se os resultados estão no caminho certo.

Pontos como faturamento, custo total, lucro nominal e nível de endividamento são os indicadores principais que precisarão que o empresário tenha disciplina para a sua conferência periódica.

O ideal é que as metas sejam definidas em relação a esses indicadores e que, sempre que possível, se realizem comparações com os resultados reais.

2. Planejar para se prevenir

O planejamento é uma poderosa arma para se atingir objetivos. No caso das finanças, pode ajudar muito para que elas não sejam desperdiçadas em investimentos de pouco retorno ou mesmo que se tenham mais prejuízos em vez de lucros.

O primeiro passo é examiná-las. Procure ter uma estimativa do seu histórico financeiro, isso pode ajudar a entender como certos pontos do seu negócio (valores das receitas, gastos e lucros) se formam.

Depois, crie categorias para organizar essas quantias e faça simulações em um contexto pessimista a fim de, através delas, ter um cenário de possíveis situações e, consequentemente, procurar as soluções.

Não esqueça que as pequenas despesas também devem entrar nessa dedução.

3. Separar as contas

É comum, principalmente para os donos de pequenas empresas ou empreendimentos familiares, que as contas pessoais e do negócio sejam misturadas.

Com isso, as chances de que o empreendedor use o dinheiro que poderia ser investido na empresa para quitar os seus gastos pessoais é grande, gerando problemas no controle financeiro e prejudicando os balanços.

A melhor atitude é abrir uma conta exclusiva, definir períodos certos para a retirada de capital e ter um cartão de crédito corporativo. Além disso, crie uma conduta pela qual os proprietários do negócio recebam uma quantia fixa pelo seu trabalho, o famoso pró-labore.

Com isso, evitam-se confusões em relação aos valores e as finanças ficam mais organizadas.

4. Usar planilhas

Para auxiliar no gerenciamento e na comparação de dados, as planilhas são uma excelente ferramenta. Mais que isso, elas são um meio de organizar as despesas por valores e períodos.

Por exemplo, para o fluxo de caixa, elas auxiliam na organização das entradas e das saídas de renda da sua empresa. Arranje os dados por categorias e prazos porque, dessa forma, é possível obter uma perspectiva dos saldos disponíveis.

Outra opção é utilizá-las para o controle de estoque. Ao posicionar dados como as entradas e saídas dos produtos, é possível monitorar essas atividades de forma mais precisa, evitando que as mercadorias fiquem paradas ou ocorram fraudes.

Além das planilhas para fluxo de caixa e controle de estoque, é possível criá-las para diferentes tipos de necessidade, como para avaliação de desempenho, planejamento estratégico, viabilidade econômica, entre outras.

5. Investir em softwares

Para melhorar ainda mais o desempenho da sua organização, os softwares de gerenciamento são fundamentais.

Esse tipo de serviço permite analisar informações como controle financeiro, relacionamento com o cliente, compras, estoque, além da possibilidade de integração entre as diferentes áreas do seu negócio.

Hoje em dia, esse tipo de tecnologia é bem barata — com investimento de menos de R$ 50 você consegue assinar um sistema de gestão de processos na nuvem e tem a possibilidade de acompanhar o seu crescimento com mais facilidade e precisão.

Além disso, alguns softwares oferecem economia de papel, uma vez que recibos, notas fiscais e outros documentos podem ser organizados digitalmente neles.

Esperamos que você tenha gostado das dicas de como organizar as finanças do seu negócio. Além de colocá-las em prática, não deixe também de nos seguir no Facebook e Instagram!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

Deixar comentário.

Share This