As datas comemorativas e as festas de fim de ano são oportunidades perfeitas para aumentar o volume de vendas e conquistar novos clientes. Mas nem tudo é festa. Quem tem certa experiência na área sabe que é necessário ter um bom planejamento e que ele deve ser traçado com bastante antecedência ao período de início das vendas.
Caso contrário, o que era para ser uma oportunidade vira um problema. Se você está em dúvida sobre como pode começar a se planejar, não se preocupe! Nós daremos todas as dicas para organizar suas vendas do final de ano.
Comece estabelecendo uma meta
Criar uma meta vai te ajudar a visualizar onde quer chegar. Isso serve tanto de estímulo para atingir seu objetivo, quanto de parâmetro quando for comprar seu estoque. Além disso, ter uma meta bem definida vai auxiliar em todo o planejamento, como nas estratégias de divulgação.
Se você começou a revender há pouco tempo, pense em quanto gostaria de lucrar, sendo realista dentro das suas possibilidades. Caso sinta dificuldade, converse com pessoas que já tenham experiência na área.
Por outro lado, se você é veterana no assunto, faça uma média das vendas que realizou no ano anterior e baseie sua nova meta nesse número. Não esqueça que alguns fatores, como a crise econômica, podem influenciar no resultado.
Decida o seu volume de estoque
Essa é uma decisão muito importante. Encomendar seu estoque exige cautela, pois a última coisa que você quer é ficar com muitos produtos parados depois que as festas acabarem.
Estabelecer uma meta, como ensinamos, vai te ajudar a decidir seu estoque. Se basear em vendas de anos anteriores também é uma carta na manga.
Outra maneira de defini-lo é estudando os produtos que estão em alta e quais deles suas clientes geralmente compram mais. Isso faz com que aumentem suas chances de vender tudo.
Não se preocupe se sobrarem alguns itens. Mais tarde você pode criar uma promoção e transformar o problema em oportunidade.
Faça os pedidos com antecedência
Depois de decidir a meta e o volume do seu estoque, faça os pedidos o quanto antes. Não deixe para fazer isso quando o final do ano estiver chegando. Entre em contato com seus fornecedores e antecipe tudo.
Quanto mais antecedência conseguir, melhor. Evitando, assim, que você não encontre os produtos que planejou vender.
Ofereça mais formas de pagamento
Facilidade no pagamento é um dos fatores que potencializam a concretização da venda. No final do ano, as pessoas recebem o 13° salário e podem pagar com mais tranquilidade, porém, em tempos de crise financeira, isso não se aplica a todos.
Aumente suas chances de venda facilitando o pagamento como puder.
Invista em divulgação
A propaganda pode aumentar suas vendas de final de ano. Assim que as datas comemorativas começarem a se aproximar, invista em divulgação. Com um mês de antecedência já é possível avisar suas clientes sobre as novidades que trará para o período.
Coloque nas redes sociais, mande por WhatsApp ou até mesmo por e-mail. Escolha os canais que costumam te trazer resultado e potencialize seu público. Assim, o boca a boca começa a funcionar logo e você atingirá sua meta muito mais rápido que imagina, além de sair na frente da concorrência.
Agora que já conhece todas as nossas dicas para potencializar suas vendas do final de ano, é hora de colocar a mão na massa. Crie um calendário hoje mesmo e estabeleça prazos para cumprir cada etapa do planejamento.
Tenha em mente que esse será o primeiro passo para garantir um bom volume de vendas e ainda plantar frutos para o ano seguinte.
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