Veja 6 dicas para parar de vender fiado agora!
Empreendedora DAMA

Veja 6 dicas para parar de vender fiado agora!

Já dizia aquele velho ditado: “Amigos, amigos… negócios à parte.” Parar de vender fiado tornou-se uma estratégia inteligente para uma revendedora de semijoias. Além de evitar inadimplência, atrasos e até mesmo amizade desfeita, esse gesto pode influenciar diretamente na melhoria dos seus negócios, otimizando a saúde das suas finanças.

Contudo, é importante saber como abordar essa questão, levando em consideração a quantidade de vendas informais que uma revendedora realiza todos os meses. Felizmente, existem algumas alternativas que podem ajudar a resolver esse problema sem comprometer os seus lucros.

Quer descobrir como parar de vender fiado definitivamente? Então, acompanhe as nossas dicas e confira métodos infalíveis!

1. Ofereça mais de uma forma de pagamento

Na maioria das vezes, os consumidores compram por impulso, incentivados pela prática de pagarem depois. No entanto, essa prática pode ser prejudicial para as suas vendas, sendo necessário oferecer mais de uma forma de pagamento que não inclua o fiado.

Além do pagamento à vista, você pode sugerir outras opções, como boleto bancário, cartão de crédito ou débito, por exemplo. Em geral, é interessante informar ao cliente com delicadeza as alternativas para quitar o valor, mostrando outras possibilidades para ele.

2. Parcele de acordo com o valor

Para o seu negócio, não é bacana parcelar uma semijoia em muitas vezes, dependendo do valor, não é mesmo? Mas, para que essa situação não aconteça, aconselhamos a estipular uma quantia que não comprometa os seus lucros e que também atenda às necessidades dos seus clientes.

Lembre-se apenas de deixar visível essa informação a fim de melhorar a comunicação.

3. Peça adiantamento de pagamento

Imprevistos acontecem, porém eles podem afetar a sua revenda de semijoias quando se trata do atraso de clientes inadimplentes. Mesmo que não seja premeditado, você tem prazos a cumprir com o seu fornecedor, sem falar que aquele produto poderia já estar pago caso a venda fosse efetuada para outro cliente.

No entanto, você pode pedir o adiantamento de pagamento para aquelas consumidoras que, de qualquer maneira, não podem efetuar o débito total na hora. Dessa forma, essa entrada de dinheiro é uma garantia maior e pode minimizar os danos financeiros.

4. Mostre os benefícios de pagar à vista

O pagamento à vista com desconto, por exemplo, é um excelente incentivo para muitos clientes. Ninguém gostaria de pagar juros ou valores adicionais, então mostre aos consumidores quais são as vantagens de pagar na hora, começando pela economia no próprio bolso.

5. Fidelize novos clientes

Para salvar a saúde financeira da sua revenda de joias e parar de vender fiado, a nossa dica é buscar novos clientes que estejam de acordo com as suas regras de pagamento. Atraia outros consumidores na internet ou até mesmo pelo boca a boca e não se esqueça: só é venda quando o cliente paga.

6. Aprenda a dizer não

Ainda que seja difícil, as amizades não podem ser confundidas com os negócios. Dizer não é complicado, mas existem algumas formas de recusar o fiado sem constranger o cliente.

Uma delas é colocar placas informando os tipos de cartão que você aceita. Existem também outros avisos bem-humorados, como “Fiado só amanhã”. Se é um cliente antigo, a nossa sugestão é conversar pessoalmente, explicando que o fiado não está trazendo benefícios para a sua revenda.

Está pronta para parar de vender fiado? Então, curta a nossa página do Facebook e fique por dentro de outras dicas incríveis para otimizar a sua revenda de semijoias!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

Deixar comentário.

Share This