Saiba quando e como criar promoções na sua revenda
Empreendedora DAMA

Saiba quando e como criar promoções na sua revenda

Apesar de não perceberem, muitas pessoas que trabalham com varejo cometem erros ao criar promoção de vendas. Seja por falta de planejamento ou porque se recusam a abrir mão da margem de lucros naquele momento, o fato é que ao cometer esses erros perdem-se grandes oportunidades de negócio, ficando com estoque desatualizado.

Para evitar que você também tenha esse tipo de dificuldade elaboramos um passo a passo incrível sobre como criar promoções de sucesso. Confira!

Identifique o melhor momento para criar promoção

Imagine que uma série de TV vire tendência e em poucas semanas a busca pelas joias usadas pela protagonista aumente. Você reforça o estoque das peças semelhantes às usadas pela atriz e se prepara para aproveitar o momento.

Existem duas opções de promoção nesse tipo de situação:

  1. criar promoções para os produtos relacionados à personagem durante a exibição da série;

  2. manter o preço original e esperar o fim do seriado, criando promoções somente para os produtos que “encalharam”.

Se escolheu a segunda opção você acertou. Enquanto a série estiver no ar a procura pelos produtos será alta, porém quando essa fase passar será necessário esvaziar o estoque, e é aí que as promoções de preço devem entrar em ação.

Saiba qual a melhor promoção para cada momento do ano

Nem toda promoção é feita com redução de preços. É possível oferecer brindes, garantias estendidas, cupons para sorteios, etc. Por exemplo, se você atende clientes das classes C e D, condições flexíveis de pagamento podem ser mais atrativas do que a redução de preço para pagamentos à vista.

Promoções sazonais são interessantes, mas em datas como Natal e Dia das Mães a demanda por semi joias é alta então evite alterar preços, mas invista na venda de produtos complementares, como brincos para quem deseja comprar gargantilhas.

Planeje com antecedência e evite as más práticas

Tenha um controle de estoque, de produtos mais vendidos e preços praticados. Crie planilhas, utilize softwares ou anote em um caderno, mas tenha um controle de tudo o que acontece.

Com o tempo o histórico de ações te ajudará a entender o que funciona ou não para atrair os seus clientes. Mas existem algumas práticas que devem ser evitadas ao máximo:

  • não abrir mão da margem de lucro às vezes é preciso deixar de lucrar hoje para recuperar o dobro amanhã;

  • promoções com frequência se um par de brincos está toda semana na promoção, os clientes não sentirão a urgência de comprá-lo agora;

  • sacrificar a qualidade do atendimento em prol das vendas não adianta vender muito e não conseguir entregar no prazo; prometa apenas o que pode cumprir.

Com um bom planejamento e identificando as melhores opções de promoção para o seu público, você certamente aumentará consideravelmente o número de vendas e terá estoques atualizados, mesmo que precise abrir mão do lucro em alguns momentos para recuperá-los no futuro.

Agora que você já sabe criar promoção de maneira eficiente, que tal receber outras dicas para se tornar uma referência no mercado das semi joias? É só se inscrever agora mesmo em nossa newsletter!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

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