Promoção é uma palavra que sempre vai encantar o universo feminino, principalmente quando se tratar de uma promoção de semijoias. No entanto, promover uma simples liquidação é uma tarefa que vai além de oferecer superdescontos.
Para uma revendedora, abaixar os preços ou conceder outras vantagens nem sempre são as melhores estratégias para aumentar os lucros, não é mesmo? Por esse motivo, descobrir como fazer um bom planejamento e divulgação podem ser a saída ideal para otimizar as vendas.
Quer ver suas promoções brilharem mais que suas joias? Então confira passo a passo como fazer uma promoção de semijoias de sucesso!
Passo 1: Defina os objetivos da sua promoção de semijoias
Toda promoção precisa ser realizada mediante um objetivo. Seja para ganhar publicidade, lançar um novo catálogo de joias, acabar com o estoque, entre outras opções, uma promoção precisa ter um direcionamento para basear as suas estratégias.
Dessa forma, antes de sair “de porta em porta” vendendo suas semijoias, concentre-se no seu objetivo e monte estratégias para alcançá-lo.
Passo 2: Conheça seu público-alvo
Não é suficiente declarar que as mulheres são o público-alvo da sua promoção, já que existem diferentes perfis espalhados por aí. Então, para tornar sua promoção mais específica, defina o tipo de mulheres que deseja atingir, avaliando seu poder aquisitivo de compra, suas preferências e hábitos, além de suas expectativas como consumidoras.
Ter essas informações em mãos vai ajudar a definir as melhores estratégias para cativar o público certo.
Passo 3: Faça um planejamento
Fazer promoções o ano todo não é a melhor opção para uma revendedora de semijoias. Nesse caso, planeje cada ação com antecedência, realizando um estudo de mercado para oferecer as condições mais adequadas para aquele momento.
Após essa análise, defina o tipo de promoção de semijoias em que investirá, tendo como opção: “pague um, leve 2”, descontos, queima de estoque de brincos, anéis e pulseiras, bônus nas próximas compras, sorteios, etc.
De qualquer maneira, lembre-se de estipular um prazo de duração, assim, causará em suas clientes uma sensação de emergência para realizar as compras e aproveitar a promoção.
Passo 4: Monte suas estratégias de divulgação
Antigamente, as revendedoras de semijoias não tinham muitas opções para divulgar seus produtos, a não ser visitar suas clientes em suas próprias casas. Hoje em dia a situação é outra.
Com a popularização das redes sociais, ficou mais fácil fazer propaganda de um jeito mais barato e vantajoso na internet. Por isso, tornou-se um hábito comum anunciar as promoções no Facebook, Instagram, entre outras opções de publicidade paga.
Contudo, para garantir bons resultados na divulgação é interessante fazer um bom planejamento, considerando o público-alvo, qualidade das fotos, preços bacanas etc.
Passo 5: Avalie os resultados
Sua promoção de semijoias foi um verdadeiro sucesso? Você só saberá essa resposta quando mensurar os resultados. Assim, registre todas as vendas em planilhas e acompanhe os resultados, pois, agindo dessa maneira, conseguirá manter suas estratégias ou realizar mudanças necessárias em suas próximas promoções.