Como equilibrar o trabalho de revendedora e o tempo com a família
Empreendedora DAMA

Como equilibrar o trabalho de revendedora e o tempo com a família

O sonho de muitas pessoas já foi ter um emprego em uma grande empresa, trabalhando em horários predeterminados e com salário fixo depositado mensalmente. No entanto, o mercado de trabalho deixou de ser tão engessado, e o empreendedorismo passou a ser valorizado, dando às mulheres uma nova possibilidade de equilibrar o trabalho e família.

Quem trabalha por conta própria adquire realização por ter mais liberdade no trabalho e alcança uma produtividade maior. Porém, principalmente no começo, encontra dificuldades em estabelecer limites entre a vida pessoal e a profissional. Parece que tudo faz parte de uma esfera só — e não deveria ser assim.

Por mais que você trabalhe como revendedora em tempo integral ou concilie essa tarefa com outro emprego, é necessário encontrar o ponto de equilíbrio entre as áreas que compõem sua vida. Diante disso, veja algumas dicas de como equilibrar o trabalho de revendedora e o tempo com a família.

Estabeleça suas metas

O principal ponto de equilíbrio entre trabalho e família se encontra em suas metas. São elas que determinam a quantidade de horas necessárias para que você desenvolva o seu trabalho como revendedora. Com base na quantia em dinheiro que você deseja e/ou precisa ganhar, verifique o tempo correspondente para conseguir organizar a sua agenda.

Faça um planejamento

O próximo passo é a criação de um planejamento. Ele evita que sua mente fique ligada aos problemas domésticos durante o trabalho e vice-versa. Quando não se planeja, os maus hábitos se transformam em um círculo vicioso, provocando desordem em todas as áreas da vida.

Logo, comece organizando todas as atividades e necessidades básicas de acordo com o prazo ou a importância de cada uma. Delimite horários para realizá-las e siga uma lógica, como agrupar o máximo possível de tarefas de um só grupo, no mesmo período.

Tente não ser multitarefa

Por mais que as mulheres sejam conhecidas pela capacidade de realizar muitas atividades ao mesmo tempo, evite isso. Tente não ser uma pessoa multitarefa. Direcione todo o seu foco para cada uma das atividades que estiver cumprindo, a fim de garantir que sejam feitas com o máximo de perfeição — evitando que haja retrabalho em horários que coincidam com o serviço ou com o tempo em família.

Delegue algumas tarefas

Reflita sobre os compromissos que tem e avalie se todos são realmente seus. Em casa, principalmente, as responsabilidades precisam ser divididas. Jamais acumule uma série delas para si. Ah, aproveite para delegar tarefas! Se você tem filhos, por exemplo, e precisa buscá-los na escola, verifique se há outra pessoa responsável e disponível em casa que possa fazer isso.  

Tenha uma agenda

A organização da sua rotina não pode depender da sua memória. Por mais eficiente que ela seja, em algum momento, poderá acontecer uma falha — e isso fará com que você perca tempo e dinheiro. Então, organize todos os seus compromissos em uma agenda — pode ser a do celular. Coloque alarmes e fique atenta para que não haja conflitos entre os horários.

Busque soluções práticas

A criatividade, na hora de equilibrar trabalho e família, é fundamental para encontrar soluções práticas. Se você vai visitar um cliente em um bairro mais afastado do seu, busque aumentar a clientela ao longo do caminho para aproveitar o deslocamento.

Concilie seus horários com os da família

Otimize o seu tempo por meio de uma organização lógica, aproveitando os momentos em que seus familiares estiverem ocupados para concentrar suas atividades do trabalho. Dessa forma, todos estarão livres por volta do mesmo horário.

Seja disciplinada

Todo esforço compensa quando nos dedicamos 100% aos resultados pretendidos. Por isso, aproveite as dicas que demos aqui e siga-as de maneira disciplinada. Quando tiver de trabalhar, pense em suas metas e objetivos. Faça o máximo de esforço para que tudo ocorra bem e dentro do período predeterminado no planejamento.

Por meio de ações coordenadas e foco, você conseguirá dedicar o tempo necessário para conviver com seus familiares, ao mesmo tempo em que alcançará seus objetivos profissionais. Viu como é possível equilibrar o trabalho e família?

Se você gostou dessas dicas, aproveite para ter acesso a outras seguindo nossas redes sociais: Facebook e Instagram!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

Deixar comentário.

Share This