Um dos maiores problemas para empreendedores, de grande, médio ou pequeno porte, ainda é a inadimplência. Por isso, é importante aprender como lidar com calotes e desenvolver mecanismos e estratégias que te protejam desses imprevistos indesejados.
Para manter seu caixa saudável, é preciso ter jogo de cintura não só para cobrar clientes inadimplentes, como também para evitar que essas dívidas surjam e perdurem. Confira algumas dicas simples e certeiras para ficar livre dessa dor de cabeça!
1. Use boleto ou cartão como forma de pagamento
Uma das dicas básicas para se evitar calotes e cortar as possibilidades de não receber o seu dinheiro é o uso de boletos e do cartão — de débito ou de crédito — como forma de pagamento.
No primeiro caso, se o boleto não for pago, a venda não é realizada. Já quando se usa o cartão para efetuar o pagamento, o seu cliente mantém a dívida diretamente com a administradora do cartão, caso fique inadimplente, e não mais com você.
2. Peça referências e uma quantia de entrada
O que também é muito usual de se fazer é pedir referências comerciais, pessoais ou bancárias sobre o cliente, antes que ele realize a compra. É como se você analisasse o histórico da pessoa como compradora. Além disso, outra forma de se resguardar é pedir uma quantia de entrada, no ato da compra.
3. Analise o crédito do cliente antes de autorizar a compra
O meio mais tradicional de combater os inadimplentes ainda é a análise de crédito. Ao verificar o seu histórico, você confere se não há pendências em seu nome e se terá problemas futuros com a pessoa.
Afinal, analisar o comportamento dos clientes diante do mercado de forma geral é um passo bastante importante antes de vender. Para fazer a conferência, basta você realizar a consulta via CPF, diretamente na base do Serasa ou SPC.
4. Não tenha vergonha de cobrar
Se você tomou todos os cuidados necessários para evitar o calote, mas, mesmo assim, não foi possível ficar livre do problema, então é preciso criar coragem para realizar a cobrança. Muita gente tem vergonha, mas a verdade é que, por lei, você tem todo o direito de fazer isso.
Só tome cuidado para não cobrar de forma deselegante ou grosseira, pois, assim, ainda corre o risco de não receber. Realize a cobrança gradativamente — como ensinaremos mais adiante — e espere pelo pagamento, de forma que não deixe o cliente ofendido, insatisfeito ou pronto para comprar na concorrência.
5. Aumente a forma de cobrança gradativamente
Você deve estar se perguntando: mas eu tenho que ser cordial até mesmo quando o cliente está errado por não pagar? Sim. Acontece que, na maioria dos casos, o calote acontece por simples esquecimento, e não de propósito.
Por isso, é fundamental que você envie um primeiro lembrete de cobrança, em forma de notificação automática, por exemplo. Se, depois disso, nada acontecer, é hora de ir aumentando gradativamente a cobrança, oferecendo formas de pagamento e aberturas para negociações.
6. Ofereça uma negociação firmada por contrato
Se você realmente não receber o pagamento, mesmo depois de ter feito as devidas cobranças, é hora de tentar uma negociação. Como a perspectiva de receber o dinheiro é mínima, em alguns casos, então o melhor caminho é optar por um acordo em que você abre mão de parte da dívida ou a parcela em várias prestações.
Embora não seja a alternativa ideal, utilize a negociação da dívida em casos extremos, quando realmente notar que não receberá pelo seu serviço ou produto. Antes receber um valor reduzido ou parcelado em mais vezes do que ficar sem nada, não é mesmo?
Quando lidamos com vendas, o risco de não receber é enorme. Mas a verdade é que não podemos nos privar de trabalhar por isso! Quando aprendemos como lidar com calotes, tudo fica mais fácil e até mesmo a nossa relação com os clientes melhora — inadimplentes ou não.
E você, o que achou das nossas dicas? Queremos saber o que você faz quando não recebe o pagamento de algum cliente. Então, conte para nós aqui nos comentários!