Gerir bem o estoque é uma das ações mais importantes para a lucratividade de um negócio, independentemente do seu segmento. O bom controle de estoque influencia até mesmo a satisfação dos clientes, pois contribui para agilizar o atendimento e fornecer os produtos em melhor estado com os melhores preços.
Você sabe como organizar um estoque de semijoias? Como otimizar as vendas e reduzir os prejuízos levando o seu setor de estoque a sério?
Acompanhe o post de hoje e veja algumas dicas que farão a diferença para a sua empresa!
Defina o tamanho do estoque de acordo com o seu negócio
O espaço do estoque precisa ter ótimas condições de armazenamento e ser de fácil acesso aos produtos. Qual o tamanho do seu depósito? Quais peças você precisa ter em estoque para ter uma pronta entrega?
Defina, por meio de um inventário, a quantidade mínima e máxima de cada produto que você tem que ter no acervo. Isso ajuda a balancear o estoque de acordo com a demanda e orientá-lo quando for necessário fazer uma nova compra de determinado item.
De posse dessas informações, fica mais prático definir o tamanho e organizar o seu estoque.
Saiba quais peças vendem mais em determinado período
Você pode organizar o estoque de semijoias de acordo com as estações do ano ou as datas comemorativas. Normalmente, são fatores que facilitam a saída de determinadas peças.
Peças mais extravagantes têm maior saída nas festas de fim de ano? Itens mais coloridos para aproveitar e combinar com o verão? Que semijoias servem para cada ocasião?
Programe seu estoque para os períodos mais específicos do ano. Faça isso de acordo com suas noções do público-alvo, e varie o volume de itens específicos. Esse controle também auxiliará no planejamento de ofertas e promoções.
Controle tudo o que entra e sai
Um histórico de entradas e saídas facilita o gerenciamento amplo do seu estoque. Ao contar com relatórios, é possível que aquele controle seja realizado sem grandes complicações.
Faça levantamentos por período e identifique o que está disponível no estoque. Esse domínio ajuda a empresa a ter equilíbrio financeiro e também aperfeiçoar o atendimento às demandas dos consumidores.
É possível fazer o controle e monitoramento por meio de softwares de gestão. A tecnologia será grande aliada e trará mudanças significativas no seu sistema, se comparado aos relatórios manuais. Você será capaz de obter as informações de que precisa por meio de alguns cliques e com menos chances de erros.
Conheça o método PEPS
A sigla quer dizer “primeiro a entrar, primeiro a sair” e tem origem no inglês “first in, first out” (FIFO). Como a expressão bem exprime, as saídas no seu estoque devem priorizar os produtos mais antigos. A primeira unidade comprada de cada item deve ser a primeira a ser colocada para venda.
Esse método evita que produtos se corrompam ou sejam danificados pela ação do tempo. Eles serão vendidos de forma sistemática e lógica, facilitando o controle de estoque.
Um bom controle de estoque pode trazer diversas vantagens para o seu negócio. Você terá a adequada gestão do seu capital de giro, incrível poder de decisão de compra dos produtos, acompanhamento do ritmo de vendas — e claro, a satisfação do cliente.
Agora que você já sabe como organizar um estoque de semijoias, o que está esperando para começar o planejamento do seu? E para receber outras dicas preciosas como essa, assine a nossa newsletter!
Gostaria de saber qual o tempo – dias deve girar o estoque de Semijoia, exemplo fiz uma compra, em quanto tempo deve vender tudo? Se não vender neste período devo fazer promoção?
Olá Isabel, tudo bem? Existem linhas diferentes de semijoias. As peças básicas, lisas e de uso no cotidiano giram mais rápido. Se você marcar muitas reuniões para mostrar as peças, o tempo médio para vender todo o estoque é de 2 semanas. Já as peças da linha festa, mais pesadas e com brilho podem ter um giro reduzido, afinal, você precisa encontrar a pessoa certa para aquele produto.
Boa tarde, gostaria de saber qual a melhor forma de cadastrar os produtos. Por tipo? Por categoria? Ou devo inventar um nome para cada peça mesmo?
Obrigado.
Thiago, é importante que cada produto tenha um SKU, isto é, um código próprio. Depois, você deve acrescentar o máximo de informações possíveis pensando no esforço que isto trará e também no retorno de ter estas informações. Ou seja, vai depender do nível de controle que você quer ter.
COMO FACO P FAZER UM CONTROLE DE ESTOQUE TIPO. EU TENHO Q COLOCAR NOMES OU CODIGOS NAS PEÇAS. ESTOU TAO PERDIDA JA VEDO A UM ANO MAS NAO TO SABENDO FAZER ISSO P SABER SE TO TENDO LUCRO OU NAO.
Lu ótimo a sua pergunta. Para ter um controle mais rígido é necessário que você dê um código único para cada produto. Indico fazer eles em ordem crescente. O produto 1 tem o código 000001 o produto 2 tem o código 000002 e assim por diante. Só assim você vai ter controle do seu estoque. Pesquisa depois sobre ERP, um sistema de gestão para a sua revenda. Tem algumas opções que não são tão caras e são bem completas.