Fazer um pós venda de qualidade é primordial para concluir o ciclo da venda com chave de ouro, além da possibilidade de fidelizar o cliente. Mas será que você sabe fazer isso? Pode parecer óbvio para algumas pessoas, mas não são todos que sabem que é bom manter contato com os clientes mesmo depois da venda concluída.
Assim, selecionamos, no post de hoje, 4 dicas de pós-venda para que você, revendedora, consiga fidelizar seus clientes. Ficou interessada? Então, continue a leitura e confira!
1. Mantenha uma agenda atualizada
Antes de mais nada, é muito importante que você tenha uma agenda sempre atualizada com os nomes e contatos dos seus clientes. Pode ser um caderno convencional ou aplicativos e sites que a ajudem a ter essas informações à mão, sempre que necessário.
Nessa agenda, você pode controlar os meios de contato com o cliente, a periodicidade com que compra e anotar algumas datas relacionadas a ele, por exemplo. Para saber o motivo de anotar essas datas, leia o próximo tópico.
2. Envie presentes em datas especiais para os clientes
Umas das formas de fidelizar um consumidor é estabelecer um bom relacionamento com ele. E uma das coisas que fazem com que um comprador fique satisfeito com o atendimento é quando o vendedor demonstra um certo carinho e consideração.
Assim, tome nota de algumas datas que são importantes para ele — essas informações podem ser colhidas no momento do cadastro — e envie um presente, a fim de externar esse cuidado. O cliente, com certeza, vai se surpreender e sentir que é uma pessoa especial.
3. Mantenha contato com novos clientes, principalmente no pós-venda
Manter contato com os novos clientes demonstra um cuidado que vai além do “apenas vender”. Mostra que está preocupada se o produto — e o ato da venda em si — satisfez o desejo da pessoa que confiou em você para fazer a compra.
A venda acontece depois de todo um processo bem-sucedido de conversa e persuasão. Então, manter esse contato, a fim de criar uma relação e uma colaboração, fará com que o cliente não se sinta como apenas mais um. Mas, cuidado! Não investigue problemas. Às vezes, o cliente não está com problema algum, mas, ao ouvir sua sugestão, pode se incomodar com algo que estava bem até pouco tempo.
4. Saiba ouvir
Como mencionamos, vender é criar um bom relacionamento com o cliente e, para isso, é essencial que você saiba escutá-lo. Principalmente, se ele tem uma reclamação a fazer.
Tente se colocar no lugar dele e ouça o que ele tem a dizer, mesmo que seja uma reclamação por algo que você acha que tenha sido causado por mau uso do produto. Muitas vezes o cliente só quer reclamar e saber que você se interessa pelo que ele tem a dizer já o desarma um pouco.
Com essas dicas de pós-venda, seus clientes ficarão bem mais satisfeitos, aumentando as chances de uma nova compra e de tê-los sempre em seu portfólio. E, a fim de ter sempre ótimos produtos para oferecer, entre em contato conosco. Temos semijoias lindas para você revender!