Vender semijoias é uma excelente opção para quem deseja conseguir uma renda extra ou, quem sabe, se dedicar exclusivamente à atividade. Isso porque, além da ótima lucratividade, o setor fatura alto e as vendas crescem a cada ano.
Mas, não basta apenas vender bem e contar com um produto que proporcione lucros altos: para obter sucesso, é preciso monitorar seus gastos e considerar cada despesa, mesmo aquelas que parecem insignificantes.
Pensando nisso, no post de hoje elaboramos um guia com tudo o que você precisa saber sobre realizar um bom controle do seu trabalho, garantindo solidez e segurança para poder operar com lucro e vender cada vez mais. Acompanhe:
O que é importante na gestão de custos?
O trabalho com revendas costuma começar com uma única pessoa que executa todas as tarefas, e esse pode ser o seu caso. Mais do que isso, talvez você tenha outra atividade profissional e usa o seu bom relacionamento para garantir uma renda extra – sem contar os afazeres domésticos.
O efeito disso é que todos os custos e entradas de dinheiro se misturam. As contas da casa, o material escolar dos filhos e todos os gastos com locomoção para vender acabam sendo pagos com a soma das entradas de salário e da venda das joias.
Redobre a atenção em relação aos pagamentos como a sua conta de telefone, por exemplo. Se usar uma única linha para contatos de venda e ligações particulares, você precisa determinar qual parte da conta é relativa ao seu negócio.
Por isso, a primeira coisa que você precisa fazer é separar seus custos particulares dos da revenda e registrá-los, preferencialmente em uma planilha.
Quais custos considerar na revenda de semijoias?
Realmente, os benefícios de revender semijoias são vários e o percentual de lucratividade é alto. Entretanto, sobretudo no inicio das atividades, para usufruir dessas vantagens é preciso saber controlar as despesas com precisão.
Sem um monitoramento de dados adequados, gastos como suas despesas com locomoção, alimentação na hora da entrega e até produtos de limpeza podem acabar ficando “escondidos”, o que torna mais difícil enxergar o lucro exato obtido pelas vendas. Dessa forma, saber identificar quais são esses custos ocultos e computá-los com exatidão é uma tarefa fundamental.
Quais são os ganhos a se considerar?
Quando você considera todos os custos envolvidos no negócio, como vimos até aqui, você não está apenas garantindo sua lucratividade, mas sua competitividade também. Um bom controle pode até evitar que você precise aumentar o preço de seus produtos e garantir sua posição como revendedora de sucesso.
Um bom exemplo disso são os gastos com retrabalho — o grande vilão das despesas. Mas o que é retrabalho? É quando você precisa fazer uma tarefa mais de uma vez.
Se você precisar voltar várias vezes em um cliente por causa de um engano, como separação errada do produto, estará perdendo um tempo que poderia estar usando para atender outro cliente. Além disso, os custos de entrega também aumentarão, já que precisará fazê-la mais de uma vez.
Além disso, se tiver um prejuízo alto com uma venda, pode precisar fechar outros negócios até cobrir seu gasto e passar a ter lucro. Por isso, vale a pena considerar todos os seus gastos com entrega e comercialização, o que inclui custos com embalagens e até participação em eventos, por exemplo.
Tudo o que falamos não significa, no entanto, que você precisa se tornar uma especialista em custos: para conseguir bons resultados, basta seguir as dicas do post e saber escolher um bom fornecedor — com produtos vendáveis e um preço que permita uma margem de lucro justa.
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