Não é difícil perceber a alta competitividade do mercado de vendas hoje em dia. A concorrência está em toda parte e a diversidade de produtos é enorme. Nós, revendedoras, precisamos nos manter sempre antenadas e buscar o nosso diferencial no mercado para sairmos na frente.
É muito importantes estarmos preparadas para superar as expectativas dos nossos clientes e, assim, garantirmos nossas vendas e alcançar cada dia mais pessoas com nossos produtos. Conhecer os métodos de vendas e estratégias é fundamental para mostrarmos nossos produtos e atrair clientes de maneira inteligente e contínua.
Neste artigo, vamos falar um pouco sobre alguns métodos de vendas que são essenciais para termos sucesso com o nosso negócio. Vamos lá!
Conheça seu produto
Saber exatamente quais as vantagens e benefícios seus produtos oferecem é essencial. Procure pesquisar a fundo sobre as características, origem, formas de uso e conservação de cada peça.
Ter a segurança do conhecimento a seu favor deixará a apresentação mais confiável já que você estará pronta para tirar qualquer dúvida do seu cliente assim que ela surgir. Sempre que possível experimente e use o produto que você está oferecendo. É uma boa forma de conhecê-lo profundamente.
Seu cliente se sentirá mais seguro ao perceber que você conhece e confia na qualidade do que está oferecendo. Fale para ele sobre a procedência das peças, dos materiais utilizados e da empresa que você representa, se for o caso.
Conheça seus clientes
Conhecer o cliente é fundamental para criar empatia e saber como melhor atendê-lo. Quanto mais informações você tiver sobre a pessoa, mais fácil será indicar o produto correto e garantir a venda.
Para isso, vale a pena investir um tempo num bom papo, onde você deve ouvir bem mais que falar. Mostre que você o entende e, portanto, sabe do que ele precisa.
Procure pesquisar qual é o perfil das pessoas que provavelmente comprarão seus produtos, saber de antemão qual é o seu público é o ponto de partida para começar a conhecê-lo.
Tenha empatia
Ter empatia significa que você é capaz de se colocar no lugar da outra pessoa, vendo o mundo através de seus olhos. Ser empático ajudará você a se destacar das outras dúzias de vendedores que oferecem o mesmo que você. Isso é porque você está mostrando desde o início que você está ali para ajudar, não só para fazer uma venda.
Mostrar empatia é encontrar tempo para ouvir e entender antes de oferecer uma solução para o problema. Jamais ofereça algo só porque a comissão está melhor. Tenha certeza de que o produto satisfará a necessidade da pessoa.
Supere as expectativas
Muitas vezes, as menores coisas fazem a maior diferença. Um sorriso, um aperto de mão, um obrigado. Como seus clientes são recebidos por você? Como você se apresenta no primeiro contato?
Satisfazer a necessidade do seu cliente é o mínimo que você precisa em uma venda. Para fidelizá-lo e fazer dele seu aliado, é essencial superar as suas expectativas. Um caminho para fazer cada vez melhor é sempre pedir um feedback. Não tenha medo de pedir que seu cliente lhe dê um retorno de sua experiência com o produto e com o seu atendimento. Assim, além de mostrar que se importa com ele, você levantará dados para melhorar seus serviços e fazer cada vez melhor.
Lembra quando falamos em conhecer bem o cliente? Saber a data de aniversário dele e mandar um belo cartão é uma bela forma de superar as expectativas. De vez em quando, envie simplesmente uma mensagem de bom dia, de motivação, sem falar em venda ou mostrar qualquer produto. Isso mostra que você se importa com o outro e não apenas com o lucro que ele te proporciona.
Desenvolva confiança
Esse é o momento em que ser completamente sincero com seu cliente fará toda a diferença. Mentir ou omitir para empurrar um produto é uma atitude que certamente sairá muito cara. Um cliente decepcionado, sentindo-se enganado, além de não querer mais os seus produtos, fará uma propaganda negativa do seu negócio.
Todas essas técnicas que vimos, se as usarmos com sempre no nosso negócio, poderemos efetuar muito mais vendas, fidelizar nossos clientes e ainda conquistar novos. As próprias pessoas satisfeitas o nosso atendimento, serão nossos “marqueteiros” divulgando nosso trabalho. O famoso boca a boca!
Gostou de conhecer os métodos de vendas? Não se esqueça de aplicá-los no seu dia a dia para sair sempre na frente! Quer conhecer uma belíssima coleção de semi joias com excelente qualidade para oferecer aos seus clientes? Entre agora no site DAMA Semijoias! Estamos à disposição para esclarecer todas as suas dúvidas.
Ola Rosangela!
Muito bom seus posts e , apesar de ja estar a mais de 35 anos nesse mercado, ainda tento melhorar porque antes era vender de porta em porta, nao havia maquininha, havia amizade, telefonemas, e era minha vida, mas agora com o advento da internet, tudoficou muito frio, sem o contato humano, o que me fez desanimar um pouco.
Gostaria de receber mais dicas de como me lancar de novo, para vender meu estoque , de pecas de semijoias , de pedras e banho de ouro 18 k , ouro negro etc. Estou com tudo parado e preciso por na internet .
Um abraco e obrigada
samia creimer
samia.saade@uol.com.br
27.999112617
Oi Samia. Você disse tudo! Antes era uma outra realidade e era tudo muito diferente.
Mas, temos que nos adaptar constantemente.
Em breve eu vou lançar um curso bem bacana pra ajudar pessoas que querem dicas de como usar as redes sociais e criar boas estratégias. Me acompanha no meu instagram que lá eu trarei todas as informações: https://www.instagram.com/rosangelagbb/