Mulheres empreendedoras: 7 desafios que elas precisam enfrentar
Empreendedora DAMA

Mulheres empreendedoras: 7 desafios que elas precisam enfrentar

Apenas o ato de empreender já é um grande desafio, não é verdade? Você ainda deve buscar um segmento para atuar, pesquisar, estudar, iniciar um negócio, passar por todas as fases que compõem o seu desenvolvimento e, ainda por cima, se manter no mercado.

Além dessas dificuldades, as mulheres enfrentam outras. Quer saber quais? Confira 7 desafios que as mulheres empreendedoras precisam enfrentar no dia a dia e saiba como lidar com elas!

1. Ser comparada ao estereótipo masculino

Diante de uma tomada de decisão, a mulher empreendedora é sempre comparada a uma figura masculina. “Fulano faria desse jeito”, dirão. “Fulano” não é o rei do universo, não é verdade? Então não há a necessidade de seguir o seu estilo de tocar o negócio.

Muitas empreendedoras acham que, para conseguirem negociar com os homens, elas precisam adotar um comportamento áspero, agressivo e competitivo. Não há necessidade de agir assim. Seja sempre você mesma!

2. Lidar com a falta de apoio entre as lideranças femininas

Em muitas áreas profissionais, a presença das mulheres ainda é inferior em relação à dos homens. Diante desse cenário, muitas lideranças femininas adotam uma postura extremamente competitiva e deixam de se apoiar. Falta sororidade, ladies!

Sororidade é um termo que ganhou vida e se faz presente no dia a dia das mulheres que aderiram a um pacto ético, político e prático do feminismo contemporâneo. Trata-se de uma aliança baseada na empatia e no companheirismo.

3. Equilibrar vida pessoal e profissional

A maioria dos trabalhadores sonha com o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional. No caso das mulheres, esse equilíbrio vai além, pois elas precisam trabalhar e cuidar da casa e da família ao mesmo tempo.

Essa dupla (às vezes tripla, convenhamos) jornada é bastante difícil. É muito desafiador ser mãe e empreendedora ao mesmo tempo. O fato é que é possível, principalmente por meio de uma gestão eficiente do tempo e da divisão justa das responsabilidades com os demais membros da família.

4. Ter medo de fracassar

Segundo o estudo Global Entrepreneurship Monitor, que foi realizado em 2012, o medo de fracassar figura como a maior preocupação entre as mulheres empreendedoras. Você sabe muito bem o que é isso, não é verdade? O caso é que esse medo não deve ser visto como se fosse algo negativo.

Para chegar ao patamar do sucesso é necessário fracassar algumas vezes e, principalmente, aprender com essas situações. Trabalhe arduamente para anular aquela voz que desestimula você a seguir adiante e a tentar.

5. Encontrar uma paixão e torná-la lucrativa

Você até tem o desejo de empreender, mas pode enfrentar a dificuldade de encontrar um negócio que tenha a ver com a sua personalidade e que desperte a sua paixão por ele.

Para dar esse match com o negócio perfeito, vale a pena pesquisar diversos segmentos e conversar com outras mulheres empreendedoras. Faça uma análise criteriosa e evite tomar decisões precipitadas. Essas iniciativas abrem caminhos!

6. Delegar tarefas sem abraçar o mundo

Delegar tarefas é um dos maiores desafios que as mulheres empreendedoras precisam enfrentar, porque dá vontade de abraçar o mundo e fazer tudo, não é? Pode confessar, a gente deixa!

O caso é que, no mundo dos negócios, saber delegar tarefas é fundamental. Entenda que pedir para outra pessoa executar uma tarefa é algo básico e que não significa que você não saiba. Isso justifica a contratação dela e deixa você livre para focar em outras questões ligadas ao cotidiano da sua empresa.

7. Ser multitarefa e acabar não tendo foco

Uma das maiores virtudes das mulheres é conseguir fazer várias coisas ao mesmo tempo — e muitas vezes de maneira eficiente. Até um tempo atrás, isso era tido como algo positivo. Hoje não é mais.

O foco permite que consigamos ir além do “benfeito”. Ele faz com que alcancemos o patamar da excelência, o que é extremamente necessário quando temos o nosso próprio negócio. Caso não haja foco, pode haver um conflito de interesses que põe em risco o equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional, por exemplo.

Você está com dúvidas em relação ao tipo de negócio que deseja abrir? Clique aqui, leia o artigo e aprenda a ser uma revendedora de sucesso!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

Deixar comentário.

Share This