O que considerar antes de iniciar o seu negócio online e ganhar dinheiro?
Empreendedora DAMA

O que considerar antes de iniciar o seu negócio online e ganhar dinheiro?

Muitas pessoas se perguntam se é possível montar um negócio online e viver dele, ou seja, tê-lo como atividade principal, indo além do conceito de renda extra. E a resposta é sim! Existem vários exemplos no mercado, e por trás deles estão pessoas comuns.

O importante é fazer algumas considerações antes de iniciar o seu negócio online, de forma a estruturá-lo para não ser mais um na multidão. Os motivos? São vários, mas dois deles são:

  • tirar proveito da imensa capacidade do mercado digital de trazer resultados;
  • e se destacar da concorrência, para não entrar numa guerra de preços na qual você pode ser engolido.

Dentre os principais erros que acabam fazendo com que muitos desses negócios não tenham sucesso estão a falta de conhecimento do nicho, a ausência de uma estratégia de divulgação sólida e a tentativa de copiar empresas de sucesso sem ter uma estrutura adequada para usar tais práticas.

Então, para te mostrar como aproveitar o potencial que um negócio online apresenta, listamos neste post algumas dicas que vão exemplificar como você deve agir antes de colocar a sua ideia no ar. Confira:

Loja virtual

As lojas virtuais atraem muita atenção pela oportunidade de se ter um negócio lucrativo sem uma grande estrutura por trás (como em uma loja física, por exemplo). Porém, algumas considerações importantes devem ser tomadas por quem deseja investir nesse tipo de negócio.

A primeira delas diz respeito à questão logística. Que produtos você pretende comercializar? Será uma produção própria ou de terceiros? Você tem condições de entregar todos os produtos solicitados? Como essa entrega vai ser feita?

Pode até parecer que são perguntas demais, mas, na verdade, elas representam apenas uma parte de como o cotidiano do negócio se revela, e quais são as necessidades por trás disso.

Outra consideração importante diz respeito ao seu nicho. É preciso fazer uma pesquisa com certa profundidade para entender qual é o tamanho do mercado; se ele é mais lucrativo em escala regional ou nacional, quais são os principais concorrentes e os grandes nomes desse mercado.

Esse misto de análise interna com interna será essencial para planejar o negócio e formular como ele deve ser colocado em prática.

Venda e Revenda de Produtos

A venda e a revenda de produtos podem ser feitas de muitas formas, além da já citada loja virtual. E, nesse cenário, as redes sociais vêm ganhando cada vez mais força.

Um dos segredos para obter sucesso nessas plataformas está no poder de segmentação. Como são milhões de usuários — e diversas empresas — utilizando esse recurso, simplesmente fazer anúncios gerais pode levar o seu negócio a se perder no meio de tantos outros.

O Facebook, por exemplo, permite criar anúncios altamente segmentados, o que é uma mão na roda para quem precisa focar em uma fatia específica do público.

Consideremos, por exemplo, que você queira revender semijoias. Nesse caso, certamente há um perfil específico que compra esse tipo de acessório, e isso deve ser muito bem analisado na hora de montar as suas campanhas.

Canal no YouTube

O YouTube é também um ótimo aliado para quem deseja ter um negócio online. Isso pode até parecer estranho, pois muitas pessoas o veem como um mero canal de entretenimento, mas é justamente aí que entra o diferencial de criar um negócio nessa plataforma ou utilizá-la como parte da sua estratégia de divulgação.

A velha publicidade agressiva já não traz mais tantos resultados. Além disso, o público busca cada vez mais por conteúdos relevantes. E um canal no YouTube pode suprir essas duas necessidades, visando, primeiro, informar para, depois, vender.

Uma das grandes dificuldades do público é encontrar mais detalhes sobre determinados produtos. Criar vídeos de demonstração, testes e análise do produto são ótimas maneiras de atrair espectadores, sendo muitos deles potenciais clientes.

Blog

Um blog pode ser tanto o negócio principal como uma ferramenta utilizada para atrair tráfego para o seu empreendimento.

Seguindo o que foi falado sobre a necessidade do público de obter informações de qualidade, escrever artigos sobre a sua área de atuação que possam ser linkados com os produtos que você vende é uma ótima maneira de chamar a atenção das pessoas — e lucrar com isso.

Todo mundo se sente mais à vontade ao comprar com quem se mostrou um profundo conhecedor do assunto e do nicho aonde atua.

Vamos supor que você venda ou revenda acessórios de moda. É possível criar conteúdos que explorem o universo onde eles estão inseridos (moda e tendência) para, assim, conseguir visitantes com grande capacidade de se tornarem clientes.

A importância dos testes

Como em qualquer situação, tentativas e erros fazem parte do processo e da busca por um posicionamento melhor. Isso não é diferente em um negócio online, mas há algumas formas de fazê-lo sem comprometer o orçamento.

Um dos grandes erros que vários empreendedores cometem é focar em apenas uma estratégia: se ela não der resultado, vai-se o dinheiro e todo o planejamento em volta disso. Assim, a dica para descobrir quais fontes de tráfego mais geram resultados para o seu negócio está nos testes.

É importante fazer pequenos testes — normalmente, redistribuindo pequenos valores e observando os resultados. Métricas como o ROI (Retorno sobre o Investimento) e o CAC (Custo de Aquisição de Clientes) ajudam muito nesse sentido.

As descrições falhas em produtos também podem ter um impacto negativo, então, caso você tenha um produto com muito potencial e que não está vendendo, é sempre bom avaliar a forma com que ele está exposto, desde a qualidade das imagens até o detalhamento da sua forma de uso e demais características.

Outra questão fundamental é que, mais do que produtos, as pessoas buscam por soluções. Logo, para atender a essa demanda, é preciso sair do contexto de mero vendedor para ser um solucionador de problemas.

Enfim, com base nesse panorama já é possível perceber o quanto é importante se planejar e avaliar o mercado, bem como as características do empreendimento que você deseja colocar no ar para que, dessa forma, possa se começar com o pé direito e ir escalando os resultados.

Aliás, falando em negócios, que tal conhecer formas incríveis de revender semijoias na internet? É simples — todas as dicas estão reunidas neste artigo. Não deixe de conferir!

Sobre o autor

Rosângela Gonçalves de Brito

Uma das fundadoras da DAMA Semi Joias, amo o mundo feminino e as pessoas que nele estão!

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