Apesar de não perceberem, muitas pessoas que trabalham com varejo cometem erros ao criar promoção de vendas. Seja por falta de planejamento ou porque se recusam a abrir mão da margem de lucros naquele momento, o fato é que ao cometer esses erros perdem-se grandes oportunidades de negócio, ficando com estoque desatualizado.
Para evitar que você também tenha esse tipo de dificuldade elaboramos um passo a passo incrível sobre como criar promoções de sucesso. Confira!
Identifique o melhor momento para criar promoção
Imagine que uma série de TV vire tendência e em poucas semanas a busca pelas joias usadas pela protagonista aumente. Você reforça o estoque das peças semelhantes às usadas pela atriz e se prepara para aproveitar o momento.
Existem duas opções de promoção nesse tipo de situação:
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criar promoções para os produtos relacionados à personagem durante a exibição da série;
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manter o preço original e esperar o fim do seriado, criando promoções somente para os produtos que “encalharam”.
Se escolheu a segunda opção você acertou. Enquanto a série estiver no ar a procura pelos produtos será alta, porém quando essa fase passar será necessário esvaziar o estoque, e é aí que as promoções de preço devem entrar em ação.
Saiba qual a melhor promoção para cada momento do ano
Nem toda promoção é feita com redução de preços. É possível oferecer brindes, garantias estendidas, cupons para sorteios, etc. Por exemplo, se você atende clientes das classes C e D, condições flexíveis de pagamento podem ser mais atrativas do que a redução de preço para pagamentos à vista.
Promoções sazonais são interessantes, mas em datas como Natal e Dia das Mães a demanda por semi joias é alta então evite alterar preços, mas invista na venda de produtos complementares, como brincos para quem deseja comprar gargantilhas.
Planeje com antecedência e evite as más práticas
Tenha um controle de estoque, de produtos mais vendidos e preços praticados. Crie planilhas, utilize softwares ou anote em um caderno, mas tenha um controle de tudo o que acontece.
Com o tempo o histórico de ações te ajudará a entender o que funciona ou não para atrair os seus clientes. Mas existem algumas práticas que devem ser evitadas ao máximo:
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não abrir mão da margem de lucro — às vezes é preciso deixar de lucrar hoje para recuperar o dobro amanhã;
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promoções com frequência — se um par de brincos está toda semana na promoção, os clientes não sentirão a urgência de comprá-lo agora;
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sacrificar a qualidade do atendimento em prol das vendas — não adianta vender muito e não conseguir entregar no prazo; prometa apenas o que pode cumprir.
Com um bom planejamento e identificando as melhores opções de promoção para o seu público, você certamente aumentará consideravelmente o número de vendas e terá estoques atualizados, mesmo que precise abrir mão do lucro em alguns momentos para recuperá-los no futuro.
Agora que você já sabe criar promoção de maneira eficiente, que tal receber outras dicas para se tornar uma referência no mercado das semi joias? É só se inscrever agora mesmo em nossa newsletter!