De acordo com especialistas, é mais barato e eficaz manter um consumidor do que investir para atrair novos. Afinal, ao fidelizar seus clientes você consegue ter compradores fixos dos seus produtos, além de publicidade gratuita do seu trabalho!
Foi pensando nisso que listamos 5 dicas para você aplicar na sua rotina e facilitar o processo de fidelização. Confira!
1. Tenha um atendimento individualizado para fidelizar seus clientes
Para encantar o seu público, é fundamental ter um atendimento exclusivo que encante os clientes e, claro, mostre como você é diferente da concorrência.
Procure receber o comprador não como você acha que ele quer e sim como ele deseja ser atendido. E também aprenda a captar os sinais, que as pessoas passam, a fim de identificar os desejos e necessidades delas.
2. Invista em programas de fidelização
É comum que as pessoas busquem, além do produto, um serviço agregado que lhe forneça benefícios e vantagens. Por exemplo, desconto na próxima compra, acúmulo de pontos para trocar por brindes, mimos, etc.
Investir nisso tem se mostrado uma aposta certeira para atrair pessoas interessadas no que você revende e, consecutivamente, fidelizar seus clientes. Uma dica é criar uma ação simples para seus clientes, de forma a incentivar a recompra.
3. Aposte no tratamento VIP
Procure identificar quais são os seus clientes mais fiéis e que mais compram. Em posse dessa informação é hora da nossa próxima dica: o tratamento VIP.
Esse é um método prático e eficaz de oferecer um tratamento diferenciado e ainda mais exclusivo. Afinal, são os compradores mais ativos e que representam um percentual significativo do seu lucro.
Por essa razão, procure antecipar lançamentos, separar produtos e acessórios específicos, ter ofertas especiais e até mesmo um conteúdo personalizado para oferecer uma experiência única.
4. Disponibilize a melhor entrega
Com uma rotina corrida, é comum que muitos dos seus clientes acabem fazendo encomendas, solicitando reservas ou até mesmo comprando de você via WhatsApp, chamadas, etc.
Nesse caso, é importante se preparar e oferecer a possibilidade de entrega para o seu comprador, seja no trabalho ou domicílio. Entretanto, é preciso estabelece prazos coesos com a sua realidade e a expectativa do cliente.
5. Mantenha contato no pós-venda
Não cometa o mesmo erro que a maioria dos profissionais, de achar que a venda acaba ao entregar o produto e receber o pagamento. Pelo contrário, é justamente nesse momento que a real vendedora entra em ação!
Procure criar meios para conhecer melhor o seu cliente e criar laços com ele. Compreender os gostos e saber informações importantes como o aniversário deles, por exemplo, são informações valiosas.
Dessa forma, é possível enviar e-mails, mensagens e brindes personalizados que mostrem o quanto o seu serviço é diferenciado e preza pelo consumidor.
Como você viu, fidelizar seus clientes é um processo contínuo que começa desde o primeiro contato com o comprador e se estende até o pós-venda, trazendo benefícios tanto a curto prazo como, principalmente, a longo prazo.
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Fiquei muito feliz com as dicas que tu me enviou para mim muito obrigado é a pura certeza que essas dicas que tu me enviou vai me ajudar bastante
Muito bom saber disto! Este é o meu objetivo.
Estou começando no ramo de semi jóias e amei as dicas
Que bom saber disso Elzilea, conte com a DAMA sempre que precisar de qualquer dica.