Uma das tendências mais frescas do universo da moda são os acessórios religiosos. Símbolos extremamente significativos se tornaram elementos estéticos que estão conquistando cada vez mais espaço nos looks e no dia a dia dos fashionistas.
Eles aparecem em estampas, bordados, texturas e os acessórios não ficariam para trás, certo? Vamos desvendar neste post a história e os motivos por trás disso, e descobrir como esses acessórios podem se encaixar no seu estilo. Confira:
Se os símbolos se tornaram acessórios, o significado se perde?
Símbolos de religiões diversas já eram usados por seus adeptos muito antes de esse tipo de acessório se tornar tendência. Proteção e devoção motivavam o uso de acessórios adornados com esses símbolos. Já no meio fashion, ainda que haja pessoas que utilizem esses símbolos como sinal de fé, para outras eles apenas reafirmam o estilo que se busca transmitir com o look.
De qualquer forma, é tão legal utilizar símbolos para remeter à sua religião quanto para dar novos significados a eles de acordo com seu estilo ou personalidade! E também, por que não combinar as duas coisas? Confira algumas dicas.
Acessórios para usar constantemente
Como dissemos, a princípio os acessórios religiosos eram utilizados pela sua simbologia, não tanto pela estética. Escapulários de cordão, cruzes, medalhas de santos e pingentes mais tradicionais, comuns e simples podem ser utilizados constantemente, independentemente da ocasião, exatamente por terem como papel principal proteger quem os usa, ou demonstrar alguma devoção. Esses tipo de acessórios religiosos, portanto, independem da composição de peças que você escolhe vestir.
Acessórios para acrescentar detalhes singelos ao look
Tanto para demonstrar sua religiosidade quanto para compor looks diurnos, ou de estilo mais romântico ou tradicional, joias ou semijoias como colares, brincos e pulseiras com aplicações de pedraria menos elaboradas são uma ótima pedida. Já para combinações mais casuais, nós apostamos em acessórios lisos banhados em prata e ouro. A ideia é dar apenas um toque a mais bem de leve no look que você for usar.
Acessórios religiosos para dar elegância
Caso você esteja buscando uma composição um pouco mais elaborada, além dos acessórios básicos, você pode apostar em terços e combinações de anéis mais adornados e irreverentes. Escolha pedrarias, cores ou até mesmo o preto que, nesse caso, não terá nada de básico. Usar essas peças vai resultar em um estilo mais dramático e misterioso, e mistério, claro, é a cereja do bolo de um look elegante.
Acessórios para esbanjar criatividade e glamour
Ao contrário do que se pensa, os acessórios religiosos não ficam de fora quando o assunto é glamour. Mesmo nos momentos em que a estética vai falar mais alto, eles também podem contribuir. Para looks criativos, as chokers com pingentes de símbolos religiosos, por exemplo, podem ser ótimas aliadas. E se você quiser ser mais ousada, pode apostar em acessórios mais carregados, principalmente em eventos que requerem mais requinte e permitem que você elabore mais o seu look.
Ficou evidente que os acessórios religiosos são cada vez mais ótimas apostas para compor looks, certo? Conta para a gente nos comentários o que você acha dessa tendência!
Artigo esclarecedor. Parabéns à escritora do conteúdo!
Brigada Lari.
Muito bom mesmo este site.
Muito esclarecedor este artigo.
Obrigada!
Parabéns pelo artigo
Muito obrigada. É com estes incentivos que nós temos forças pra continuar.