Os acessórios fazem parte do cotidiano da maioria das mulheres: cintos, bolsas, sapatos, braceletes e demais apetrechos têm o poder de mudar um look, deixando-o sempre único e especial. E eles não necessariamente deixam a produção mais arrumada: é possível usar algumas peças para sentir-se bem informal e despojada.
Joia, semijoias e bijuterias, por exemplo, são importantes nesse contexto — e você, como revendedora, já deve saber disso. Mas você conhece a diferença entre cada uma delas? É importante ter esse conhecimento para saber bem o que se está adquirindo e vendendo, além de repassar as informações corretas para as clientes.
Continue nos acompanhando e entenda!
Qual a diferença entre joia, semijoias e bijuterias?
Assim como já lhe contamos, cada uma dessas peças tem suas particularidades. Apesar disso, a grande diferença que as separa diz respeito ao banho e à composição dos materiais. A joia é a mais duradoura, seguida pelas semijoias e, depois, pelas bijuterias. Veja:
Joias
As joias são os acessórios mais puros, ou seja, são realmente feitas por um material nobre. Esses materiais podem ser o ouro, a prata, o titânio ou a platina, por exemplo. Além disso, elas podem vir acompanhadas das mais diversas pedras preciosas.
Joias também possuem um maior caráter cultural e histórico: por serem mais caras, elas passam pelos membros da família, em forma de herança, e duram por bastante tempo. Além disso, é possível que sejam feitas por designers distintos, conferindo sempre originalidade à peça.
Semijoias
A olho nu, é quase impossível distinguir uma semijoia de uma joia. Como já dito, a maior diferença entre elas reside na composição. Nesse caso, a semijoia é feita de um material menos nobre — como o latão, o estanho ou o bronze — e, depois, recebe um banho de alta qualidade de um elemento mais nobre, como o ouro rosé ou a prata.
As peças ficam visualmente bonitas, possuem uma boa durabilidade (devido ao banho recebido e, principalmente, guardando-as da forma correta) e, além disso, por não terem uma composição 100% pura, elas são mais baratas. Essa é uma grande vantagem, e dá às semijoias um excelente custo-benefício.
Bijuterias
As bijuterias são mais populares e usadas, principalmente por serem mais baratas. Mas esse preço baixo não é à toa: esse tipo de peça não recebe um tratamento de banho, nem possui uma boa composição. Na verdade, o banho — quando é feito — só acontece para que a peça ganhe cor. Esse procedimento é chamado de flash.
Além disso, as bijuterias são facilmente suscetíveis à oxidação: descascam rapidamente, deixam manchas na pele e, com o tempo, já não apresentam a mesma beleza. Sendo assim, elas são uma boa alternativa para quem procura por uma peça muito específica, que não pretende guardar e usar por muito tempo.
Viu só como joia, semijoias e bijuterias, mesmo quando parecidas, são peças bem diferentes? Agora que você já conhece a composição e os pontos positivos e negativos de cada uma, vai ficar mais fácil seguir no processo da revenda!
Se você gostou de nosso conteúdo, continue recebendo novidades e conferindo alguns produtos por meio de nossas redes sociais: Instagram e Facebook!